Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Galvão, Daisy Alves Fragoso | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Paulo Henrique dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:28:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:28:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/253355 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/253355 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem como objetivo principal identificar a presença de situações etaristas em processos de educação musical e apontar sua existência nesses contextos, dando oportunidade para pessoas que ou passaram por situações de preconceito etário ou que, mesmo não tendo vivido isso, demonstram-se sensíveis ao assunto, por terem notado a existência dessa discriminação e presenciado tal violência ocorrer com outras pessoas. Para a produção de dados, visto que o assunto é ainda incipiente em discussões acadêmicas, propus a realização de entrevistas individuais e de um grupo focal, ferramentas por meio das quais as pessoas participantes eram estimuladas a falar sobre etarismo com um roteiro de perguntas semi-estruturado. Após a transcrição do material produzido, foi elaborada a categorização de falas pertinentes ao tema da pesquisa. A pesquisa mostrou que, embora não exista quantidade importante de publicações em que a educação musical seja relacionada de alguma forma à discriminação etária, esse tipo de preconceito é observado nesse meio e foi vivenciado por boa parte dos participantes da pesquisa, indo em concordância com a hipótese colocada nos primórdios da escolha do tema pelo pesquisador, a qual era a de existência de ações discriminatórias pela idade no meio da educação musical. | - |
Descrição: dc.description | This research's main objective is to identify the presence of ageist situations in musical education processes and point out their existence in these contexts, giving the opportunity to people who have either experienced ageism or who, even though they have not experienced it, are sensitive to ageism subject, because they noticed the existence of this discrimination and witnessed such violence occur with other people. For data production, since the subject is still in its incipient in academic discussions, I proposed carrying out individual interviews and a focus group, tools through which participants were encouraged to talk about ageism with a script of semi-structured questions. After transcribing the material produced, the categorization of statements relevant to the research topic was prepared. The research showed that, although there is no significant number of publications in which musical education is related in any way to age discrimination, this type of prejudice is observed in this environment and was experienced by a large part of the research participants, in line with the hypothesis posed at the beginning of the researcher's choice of the topic, which was the existence of discriminatory actions based on age in the field of musical education. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música - Instrução e estudo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etarismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discriminação por idade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ageism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Music | - |
Palavras-chave: dc.subject | Age discrimination | - |
Palavras-chave: dc.subject | L'âgisme | - |
Título: dc.title | “Se não começa cedo não tem futuro”: etarismo na educação musical | - |
Título: dc.title | "If you don't start early, you have no future": ageism in music education | - |
Título: dc.title | "Si tu ne commences pas tôt, tu n'as pas d'avenir": l'âgisme dans l'éducation musicale | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: