Forró tradicional enquanto experiência musical ativa no ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAgazzi, Anna Claudia-
Autor(es): dc.creatorCosta, Renata Santos Marques de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T19:22:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T19:22:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-20-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-20-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/253354-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/253354-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa trata da elaboração de um trabalho didático que foi realizado nas aulas de música, com estudantes do 4º ano do ensino fundamental de escola pública na EMEF Onofra da Silva, localizada no município de Barueri. O trabalho teve como objetivo elaborar uma sequência de aulas que atendesse ao conteúdo curricular do município, abrangendo os elementos constitutivos da música, alinhado a contextualização cultural da temática de gêneros musicais. Com rodas de conversa feitas em sala de aula, grande parte dos estudantes expressaram ouvir o forró eletrônico/estilizado, e a partir deste gênero musical em comum, é que considerei importante explorar a forma tradicional do forró que é patrimônio cultural do Brasil. A sequência didática aborda em um percurso de quatorze aulas: altura, intensidade, duração, timbre, ritmo, melodia e harmonia através de apreciação musical ativa; e tem como principal ferramenta o uso do violino como instrumento musical pedagógico, alinhado à temática do forró tradicional. Esta sequência de aulas buscou contribuir para a valorização da cultura nordestina e do forró enquanto patrimônio brasileiro, e a decolonização do ensino da música. O conteúdo que compõe as aulas pode contribuir também a outros professores e pesquisadores da área, que tenham interesse em aplicar ou adaptar a proposta à sua realidade.-
Descrição: dc.descriptionThis research deals with the development of a didactic project that was carried out in music classes with students in the 4th year of elementary school in a public school, EMEF Onofra da Silva, located in the municipality of Barueri. The aim of the work was to develop a sequence of lessons that met the curriculum content of the municipality, covering the constituent elements of music, aligned with the cultural contextualization of the theme of musical genres. Through discussions in the classroom, most of the students expressed that they listened to electronic/stylized forró, and based on this common musical genre, I considered it important to explore the traditional form of forró, which is Brazil's cultural heritage. The didactic sequence covers fourteen lessons: pitch, intensity, duration, timbre, rhythm, melody and harmony through active musical appreciation and its main tool is the use of the violin as a pedagogical musical instrument, aligned with the theme of traditional forró. This sequence of lessons sought to contribute to the appreciation of Northeastern culture and forró as Brazilian heritage, and the decolonization of music teaching. The content that makes up the lessons can also contribute to other teachers and researchers in the field who are interested in applying or adapting the proposal to their reality.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectForró-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica - Análise, apreciação-
Palavras-chave: dc.subjectViolino - Instrução e estudo-
Título: dc.titleForró tradicional enquanto experiência musical ativa no ensino fundamental-
Título: dc.titleTraditional forró as an active musical experience in elementary school-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.