
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Lippe, Eliza Marcia Oliveira Lippe | - |
| Autor(es): dc.creator | Camargo, Eder Pires | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:08:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:08:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-23 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/253305 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/253305 | - |
| Descrição: dc.description | O objetivo deste artigo é analisar os recursos de acessibilidade disponibilizados pelo Governo do Estado de São Paulo para a garantia de acesso e permanência dos estudantes cegos e com baixa visão na escola no período de 2020 a 2021 para as disciplinas da área do ensino de ciências. Desta forma, a reflexão central do texto foi: o direito ao acesso e a permanência à educação de estudantes cegos e com baixa visão do Estado de São Paulo foram garantidos com o projeto educacional implementado durante o período de isolamento social? Para tanto, utilizou-se como metodologias a pesquisa documental e análise de websites referentes a temática do estudo. Os resultados evidenciaram a exclusão que o ensino remoto proporcionou aos estudantes cegos e com baixa visão no processo de aprendizagem, tendo em vista a ausência de recursos de audiodescrição e materiais disponibilizados em braile nas escolas. | - |
| Descrição: dc.description | The objective of this article is to analyze the accessibility resources made available by the Government of the State of São Paulo to guarantee access and permanence of blind and low-vision students in school in the period from 2020 to 2021 for subjects in the area of science teaching. Thus, the central reflection of the text was: the right to access and permanence in education of blind and low-vision students in the State of São Paulo were guaranteed with the educational project implemented during the period of social isolation? To this end, documentary research and analysis of websites related to the theme of the study were used as methodologies. The results showed the exclusion that remote teaching provided to blind and low-vision students in the learning process, in view of the absence of audio description resources and materials available in Braille in schools. | - |
| Descrição: dc.description | Versão final do editor | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática (RevIn) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Centro de mídias | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino remoto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Media center | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Accessibility | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Remote teaching | - |
| Título: dc.title | Ensino remoto durante a pandemia da Covid-19 nas escolas estaduais do estado de São Paulo: em xeque a acessibilidade para estudantes cegos e com baixa visão | - |
| Título: dc.title | Remote learning during the Covid-19 pandemic in state schools in the state of São Paulo: accebility for blind and low-vision students is in check | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: