Ensino remoto durante a pandemia da Covid-19 nas escolas estaduais do estado de São Paulo: em xeque a acessibilidade para estudantes cegos e com baixa visão

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLippe, Eliza Marcia Oliveira Lippe-
Autor(es): dc.creatorCamargo, Eder Pires-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:08:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:08:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-14-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-14-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/253305-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/253305-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste artigo é analisar os recursos de acessibilidade disponibilizados pelo Governo do Estado de São Paulo para a garantia de acesso e permanência dos estudantes cegos e com baixa visão na escola no período de 2020 a 2021 para as disciplinas da área do ensino de ciências. Desta forma, a reflexão central do texto foi: o direito ao acesso e a permanência à educação de estudantes cegos e com baixa visão do Estado de São Paulo foram garantidos com o projeto educacional implementado durante o período de isolamento social? Para tanto, utilizou-se como metodologias a pesquisa documental e análise de websites referentes a temática do estudo. Os resultados evidenciaram a exclusão que o ensino remoto proporcionou aos estudantes cegos e com baixa visão no processo de aprendizagem, tendo em vista a ausência de recursos de audiodescrição e materiais disponibilizados em braile nas escolas.-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this article is to analyze the accessibility resources made available by the Government of the State of São Paulo to guarantee access and permanence of blind and low-vision students in school in the period from 2020 to 2021 for subjects in the area of science teaching. Thus, the central reflection of the text was: the right to access and permanence in education of blind and low-vision students in the State of São Paulo were guaranteed with the educational project implemented during the period of social isolation? To this end, documentary research and analysis of websites related to the theme of the study were used as methodologies. The results showed the exclusion that remote teaching provided to blind and low-vision students in the learning process, in view of the absence of audio description resources and materials available in Braille in schools.-
Descrição: dc.descriptionVersão final do editor-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationRevista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática (RevIn)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCentro de mídias-
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino remoto-
Palavras-chave: dc.subjectMedia center-
Palavras-chave: dc.subjectAccessibility-
Palavras-chave: dc.subjectRemote teaching-
Título: dc.titleEnsino remoto durante a pandemia da Covid-19 nas escolas estaduais do estado de São Paulo: em xeque a acessibilidade para estudantes cegos e com baixa visão-
Título: dc.titleRemote learning during the Covid-19 pandemic in state schools in the state of São Paulo: accebility for blind and low-vision students is in check-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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