Contribuições da educação musical para o despertar ecológico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFonterrada, Marisa Trench de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorMartins, Lívia Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:56:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:56:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-14-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-14-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/253300-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://lattes.cnpq.br/1225018027655145-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/253300-
Descrição: dc.descriptionNesta pesquisa, procura-se investigar o valor das colaborações arte-ciência, para promover comportamentos que protejam a saúde planetária. Trata-se de um estudo de campo de caráter qualitativo e, como tal, envolve a aplicação de exercícios práticos musicais. Diante da problemática dos desastres ambientais, é urgente a necessidade de conscientização da população a respeito da estreita ligação existente entre o ser humano e o meio ambiente que, no entanto, nem sempre é compreendida. Com este trabalho, almeja-se encontrar respostas para a relação música/meio ambiente, por meio de uma questão importante: como ajudar a população a desenvolver o pensamento ecológico? Com base nessa necessidade, surge o tema "Contribuições da Educação Musical para o Despertar Ecológico” nesta pesquisa, de forma interdisciplinar, conectando Música e Ecologia e propondo atividades práticas criativas que promovam a sustentabilidade, posta em prática em um projeto aplicado a alunos da Escola Municipal Professor José Antônio Verzegnassi, em Ilhabela, São Paulo. O objetivo do projeto foi de propor atividades, conversas, diálogos e leituras incentivar os jovens a desenvolverem o pensamento ecológico por meio de uma ponte construída entre ecologia acústica e atividades musicais.-
Descrição: dc.descriptionEn esta disertación buscase investigar el valor de las colaboraciones entre arte y ciencia para promover comportamientos que protejan la salud planetaria. Se trata de un estudio de campo de carácter cualitativo y, como tal, implica en la aplicación de ejercicios musicales prácticos. Ante el problema de los desastres ambientales, urge concienciar a la población sobre la estrecha conexión entre el ser humano y el medio ambiente, que muchas veces es incomprendida. El problema al que pretendemos encontrar respuesta es: ¿como ayudar la población a desarrollar el pensamiento ecológico? A partir de esta necesidad, surge el tema "Contribuciones de la Educación Musical al Despertar Ecológico" en esta investigación de maestría, de manera interdisciplinaria, conectando Música y Ecología y proponiendo actividades prácticas creativas que promuevan la sostenibilidad en un proyecto desarrollado en la Escuela Municipal Profesor José Antônio Verzegnassi en Ilhabela. São Paulo. El objetivo del proyecto fue de, a través de actividades musicales, conversaciones, diálogos y lecturas, incentivar a desarrollar el pensamiento ecológico, construiendo una ponte entre ecología acústica y actividades musicales.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica e ciência-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica - Instrução e estudo-
Palavras-chave: dc.subjectEcologia humana-
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidade-
Título: dc.titleContribuições da educação musical para o despertar ecológico-
Título: dc.titleAportes de la educación musical al despertar ecológico-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.