Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Guilherme Francisco | - |
Autor(es): dc.creator | Zerlotti, Matheus Henrique Luna | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:31:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:31:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/253293 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/253293 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso foi conduzida ao longo do ano de 2023 e objetivou caracterizar o ensino tradicional e analisar propostas realizadas com metodologias ativas para compreender seu potencial contributivo na Educação, confrontando suas diferenças. Através da comparação entre esses modelos, buscou-se entender como o modo de ensinar impacta a educação no Brasil, partindo da hipótese de que a metodologia adotada pelos professores reflete na realidade educacional do país. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e de caráter bibliográfico, uma vez que pretende analisar pesquisas já publicadas por outros acadêmicos, visando avaliar as contribuições para a formação de professores e pesquisas futuras com esta mesma temática. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico em periódicos científicos Qualis Capes A1, A2, A3 e A4 nas áreas de Ensino e Educação, considerando o período de 2020 a 2022. Ao analisar os artigos, compreendemos que o ensino tradicional não deve ser considerado como vilão, mas sim como uma abordagem que, por si só, não consegue suprir as demandas da sociedade atual e futura. | - |
Descrição: dc.description | This research project, conducted throughout 2023, aimed to characterize traditional teaching and analyze proposals utilizing active methodologies to comprehend their potential contributions to education while comparing their distinctions. Through the comparison o these models, our goal was to understand how teaching methodologies impact education in Brazil, operating on the hypothesis that the methodologies adopted by educators are reflective of the country's educational landscape. This study takes a qualitative and bibliographical approach, intending to scrutinize research previously published by other academics to asses its contributions to teacher training and future studies on the same subject. To achieve this, we conducted a bibliographic survey in Qualis Capes A1, A2, A3, and A4 scientific journals within the fields of Teaching and Education, covering the period from 2020 to 2022. Our analysis of the articles revealed that traditional teaching should not be vilified; rather, it should be viewed as an approach that, in isolation, cannot adequately address the demands of contemporary and future society. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelo tradicional de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias ativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Traditional teaching methods | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active methodologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching methodologies | - |
Título: dc.title | Um estudo sobre metodologias de ensino na Educação Matemática | - |
Título: dc.title | A study on teaching methodologies in Mathematics Education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: