
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Savi, Antonio Francisco | - |
| Autor(es): dc.creator | Abreu, Paola Ott | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:38:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:38:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/253216 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/253216 | - |
| Descrição: dc.description | Nos últimos anos, a temática do gerenciamento de projetos tem ganhado considerável destaque. Alcançar resultados significativos no ambiente de atuação, garantindo a melhoria contínua, tornou-se o objetivo central de todas as organizações. Nesse contexto, a gestão eficaz da informação e a distribuição aprimorada do conhecimento desempenham papéis cruciais. Essa necessidade não é diferente no âmbito das instituições de ensino, onde surgem lacunas que evidenciam problemas como perdas de prazos por falta de assinaturas ou correção de documentos, interrupções no fluxo documental devido a falhas na agenda, entre outros. O presente projeto visa documentar as atividades que envolvem o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), visando descrever o workflow (fluxo de trabalho) existente (cenário atual) e, posteriormente, elaborar um cenário futuro com base em informações obtidas por meio de questionário e pesquisas bibliográficas na área. Como resultado, identificamos insatisfações em diversos aspectos do fluxo de informações do TCC, apontadas tanto por alunos quanto por professores, e por meio delas, propomos um sistema que busca o aprimoramento da gestão, de modo que as insatisfações possam ser atenuadas. | - |
| Descrição: dc.description | In recent years, the topic of project management has gained considerable prominence. Achieving significant results in the operating environment, ensuring continuous improvement, has become the central objective of all organizations. In this context, effective information management and improved knowledge distribution play crucial roles. This need is no different in the context of educational institutions, where gaps arise that highlight problems such as missed deadlines due to lack of signatures or correction of documents, interruptions in the document flow due to errors in the agenda, among others. This project aims to document the activities involving the Course Completion Work (TCC), with the aim of describing the existing workflow (current scenario) and, subsequently, developing a future scenario based on information obtained by through a questionnaire and bibliographical research in the area. As a result, we identified dissatisfactions in various aspects of the TCC information flow, highlighted by both students and teachers, and through them, we propose a system that seeks to improve management, so that dissatisfactions can be alleviated. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão do Conhecimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fluxo de trabalho | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Trabalhos acadêmicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Knowledge management | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Workflow | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Academic works | - |
| Título: dc.title | Gestão do conhecimento apoiando a atividade acadêmica: trabalho de conclusão de curso | - |
| Título: dc.title | Knowledge management supporting academic activity: course completion work | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: