
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNINOVE | - |
| Autor(es): dc.creator | Passarini, Giuseppe Ricardo | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Edilson Moreira de | - |
| Autor(es): dc.creator | Izola, Dawson Tadeu | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:19:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:19:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-25 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/253205 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.5585/cpg.v22n2.21272 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-8313-1027 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/253205 | - |
| Descrição: dc.description | Com a pandemia do COVID-19, ocorreram mudanças radicais na dinâmica social, com a restrição de acesso às instituições de ensino. As atividades passaram a ser remotas, surgindo oportunidades para ampliação de novas formas de trabalho, com características da Metodologia da Mediação Dialética (MMD), bem como das Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem (MAEs). Buscando entender melhor o impacto deste cenário durante o primeiro semestre de 2021, realizou-se um estudo quanti-qualitativo para verificar como a forma de organização e desenvolvimento do plano de ensino influenciou o trabalho do professor e a aprendizagem dos alunos. Os resultados mostraram que o docente procurou adequar suas atividades à nova realidade, introduzindo muitas das características das MAEs e das fases da MMD em seu planejamento e práticas. Os alunos surpreenderam quando o assunto foi o desenvolvimento de atividades diferenciadas para a prática de projetos longe dos laboratórios. | - |
| Descrição: dc.description | With the COVID-19 pandemic, radical changes occurred in social dynamics, with restricted access to educational institutions. Activities became remote, creating opportunities to expand new forms of work, with characteristics of the Dialectical Mediation Methodology (MMD), as well as Active Teaching-Learning Methodologies (MAEs). Seeking to better understand the impact of this scenario during the first semester of 2021, a quantitative-qualitative study was carried out to verify how the way in which the teaching plan was organized and developed influenced the teacher's work and student learning. The results showed that the teacher sought to adapt his activities to the new reality, introducing many of the characteristics of MAEs and MMD phases into his planning and practices. The students were surprised when the subject was the development of different activities to practice projects away from the laboratories. | - |
| Descrição: dc.description | Versão final do editor | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Cadernos de Pós-graduação - UNINOVE | - |
| Relação: dc.relation | Cadernos de Pós-graduação - UNINOVE | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mediação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dialética | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mediation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dialect | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
| Título: dc.title | Análise do uso da metodologia da mediação dialética e metodologias ativas durante a pandemia da COVID-19 | - |
| Título: dc.title | Analysis of the use of dialectical mediation methodology and active methodologies during the COVID-19 pandemic | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: