Didot Florae AC: um resgate tipográfico inspirado nas obras impressas pela Tipografia do Arco do Cego (1799-1801)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHenriques, Fernanda-
Autor(es): dc.creatorBassan, Renan Lucas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T19:48:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T19:48:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/253198-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/253198-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo apresentar o processo de desenvolvimento de uma família tipográfica destinada a textos, abrangendo estilos Romano e itálico com variações nos eixos de peso e tamanho óptico. O método adotado segue a abordagem proposta por Érico Lebedenco (2022) sobre a prática e o desenvolvimento de resgates tipográficos, contribuindo assim para os estudos relacionados à memória gráfica brasileira. O projeto fundamentou-se nas impressões realizadas pela Oficina Literária do Arco do Cego, ativa entre 1799 e 1801 em Lisboa, Portugal, dirigida pelo botânico brasileiro José Mariano da Conceição Veloso (1741-1811). Essa oficina destacou-se por sua dedicação à divulgação científica e artística nas terras portuguesas e brasileiras, por meio de obras impressas com particular sofisticação tipográfica. A pesquisa incluiu uma revisão bibliográfica para embasar historicamente o trabalho, juntamente com uma análise da origem e do uso dos tipos impressos pela referida oficina. O resultado final consistiu em um resgate tipográfico, tomando como referência a composição textual das obras consultadas.-
Descrição: dc.descriptionThis paper aims to present the process of developing a typeface for texts, encompassing Roman and Italic styles with variations in weight and optical size axes. The adopted method follows the approach proposed by Érico Lebedenco (2022) regarding the practice and development of type revivalism, thus contributing to studies related to Brazilian graphic memory. The project was based on the book prints made by the Oficina Literária do Arco do Cego between 1799 and 1801 in Lisbon, Portugal, led by Brazilian botanist José Mariano da Conceição Veloso (1741-1811). This print workshop stood out for its dedication to scientific and artistic dissemination in Portuguese and Brazilian lands through printed works with particular typographic sophistication. The research included a bibliographic review to historically support the work, along with an analysis of the origin and use of the types printed by the mentioned workshop. The final result consisted of a type revival, taking as reference the textual composition of the consulted works.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTipografia-
Palavras-chave: dc.subjectResgate tipográfico-
Palavras-chave: dc.subjectDesign de tipos-
Palavras-chave: dc.subjectHistória gráfica-
Palavras-chave: dc.subjectType design-
Palavras-chave: dc.subjectGraphic memory-
Palavras-chave: dc.subjectType revival-
Palavras-chave: dc.subjectTypography-
Título: dc.titleDidot Florae AC: um resgate tipográfico inspirado nas obras impressas pela Tipografia do Arco do Cego (1799-1801)-
Título: dc.titleDidot Florae AC: a type revival inspired by the works printed by the Tipografia do Arco do Cego (1799-1801)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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