Ensino de Física no Brasil: algumas relações entre o número de Físicos, professores de Física, publicações e eventos na área

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Autor(es): dc.contributorNardi, Roberto-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Carlos Alberto de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:54:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:54:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-04-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-04-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/253172-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/253172-
Descrição: dc.descriptionEste estudo tem por objetivo fazer algumas relações sobre a Física e o ensino de Física no Brasil, a partir de dados oficiais obtidos junto à Sociedade Brasileira de Física, órgãos públicos como o Ministério da Educação, o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (Inep), bem como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O estudo visa apontar algumas características da área, com a finalidade de subsidiar a tomada de ações a partir do atual cenário. Os dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa. A análise procura relacionar a dimensão populacional dos Estados com o número aproximado de físicos atuantes, o número de cursos de bacharelado e licenciatura, o número de professores de Física atuantes nos estados e outros. Além disso, detalhes sobre o perfil dos cursos de licenciatura e dos professores em exercício, bem como as fontes de acesso para subsidiar o trabalho dos professores da educação básica foram objetos de estudo; dentre eles: eventos e revistas da área.-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to draw some relations about Physics and Physics teaching in Brazil, based on official data obtained from the Brazilian Society of Physics, public institutions such as the Ministry of Education, the National Institute of Pedagogical Studies (Inep), as well as the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes). The study intends pointing out some characteristics of the field, with the purpose of subsidizing the taking of actions based on the current scenario. Data were analysed quantitatively and qualitatively. The analysis seeks to relate the population size of the states with the approximate number of active physicists, the number of bachelor and licentiate courses, the number of Physics teachers active in the states and others. In addition, details about the profile of teaching degrees and teachers in practice, as well as the sources of access to subsidize the work of basic education teachers were objects of study; among them: events and journals in this field-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectMemórias do ensino de Física-
Título: dc.titleEnsino de Física no Brasil: algumas relações entre o número de Físicos, professores de Física, publicações e eventos na área-
Título: dc.titleTeaching Physics in Brazil: some relationships between the number of Physicists, Physics teachers, publications and events in the area-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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