Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Edilson Moreira de | - |
Autor(es): dc.creator | Passarini, Giuseppe Ricardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:06:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:06:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/253151 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/253151 | - |
Descrição: dc.description | Por meio das práticas docentes decorrentes dos trabalhos realizados em uma escola técnica de nível médio de São José do Rio Preto, gerou-se o que se denominou “matriz de desenvolvimento no processo de inovação”, a qual direcionou a geração de projetos inovadores para oportunidades de melhorias advindas da sociedade. Esta dissertação teve como objetivo o resgate e a teorização das ações desenvolvidas na atividade docente, a partir dos fundamentos da Metodologia da Mediação Dialética (MMD), do materialismo histórico-dialético, da educação e formação humana no mundo capitalista, da atividade humana laborativa na perspectiva do trabalho universal de Marx, da atividade humana educativa na perspectiva da MMD e, por fim do que se denomina de currículo oculto, na perspectiva da sociedade contemporânea. Apresenta, por meio do estudo de um caso, observações sobre como o uso da matriz pôde impactar a práxis educativa no ensino técnico e gerar um conflito entre o professor e a coordenação da escola, o que culminou na demissão do primeiro antes do término do período letivo do ano de 2015. | - |
Descrição: dc.description | Through the teaching practices resulting from the work carried out at a technical high school in São José do Rio Preto, what is called the "development matrix in the innovation process" was created. This matrix guided the generation of innovative projects for opportunities for improvement arising from society. The objective of this dissertation was to rescue and theorize the actions developed in teaching activities, based on the principles of the Dialectical Mediation Methodology (DMM), historicaldialectical materialism, education and human formation in the capitalist world, human labor activity from the perspective of Marx's universal work, human educational activity from the perspective of DMM, and finally, what is referred to as the hidden curriculum, from the perspective of contemporary society. Through a case study, it presents observations on how the use of the matrix could impact educational praxis in technical education and generate a conflict between the teacher and the school coordination, leading to the teacher's dismissal before the end of the academic year in 2015. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mediação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dialética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo Oculto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mediation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dialectics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hidden Curriculum | - |
Título: dc.title | Entendendo práxis educativa com o uso da metodologia da mediação dialética pelo desenvolvimento e aplicação de uma matriz no processo de inovação. | - |
Título: dc.title | Understanding educational praxis using the methodology of dialectical mediation through the development and application of a matrix in the innovation process | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: