
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Martins, Maria Ednéia | - |
| Autor(es): dc.creator | Pereira, Ingrid Almeida | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:35:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:35:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-26 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/253124 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/253124 | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa, de cunho qualitativo, teve como objetivo levantar, analisar e compreender elementos de estudos já realizados e divulgados no campo da educação matemática, na temática indígena, além de apreender como eles estão sendo elaborados. Para tanto, realizamos um estudo documental, a partir de um levantamento de artigos já publicados no periódico Bolema - um dos mais importantes do referido campo. Os artigos escolhidos foram analisados e como resultado destacamos que o campo da educação matemática tem feito estudos em torno da educação indígena, essas têm ocupado espaços em um importante periódico e são diversas suas problematizações. | - |
| Descrição: dc.description | This research, of qualitative nature, aimed to survey, analyze and understand elements of studies conducted and published in the field of mathematics education, on the theme of indigenous education. In addition to it, we obtained an understanding over how these researches are being developed. To this end, we worked in a documental study, based on a search of published articles in the Bolema - one of the most prominent jornals in this field. The chosen articles were analyzed and, as a result of it, we were able to highlight that the field of mathematics education has produced studies over indigenous people education, these researches have occupied spaces in an important journal andtheir problematizations are diverse. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação indígena | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa qualitativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indigenous education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Quantitative research | - |
| Título: dc.title | Educação matemática indígena: um estudo bibliográfico de temáticas correlatas | - |
| Título: dc.title | Indigenous mathematical education: a bibliographic study of related themes | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: