Dificuldades encontradas por alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio em Matemática: uma revisão bibliográfica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPirola, Nelson Antonio-
Autor(es): dc.creatorSebastião, Beatriz Olenk-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T19:11:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T19:11:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/253091-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/253091-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo conhecer as principais dificuldades que os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio possuem em matemática e quais suas origens. O estudo teve um delineamento de pesquisa bibliográfica, envolvendo trabalhos que abordavam o tema em questão e que foram apresentados no XII, XIII e XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, ENEM. A análise de dados mostrou que as dificuldades matemáticas estão presentes em diversos conteúdos, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio e ocorrem por inúmeras causas, como o não domínio dos conceitos matemáticos. Os documentos analisados destacam que o ensino da matemática deve ser atraente e com exemplos concretos do cotidiano do aluno, ressaltando a importância da qualidade do ensino nos anos inicias, visto que, os conteúdos e conceitos básicos serão a base do conhecimento matemático e de muita importância para a vida do aluno dentro e fora da escola.-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to understand the main difficulties that students in Elementary School II and High School have in mathematics and what their origins are. The study had a documentary research design, involving works that addressed the topic in question and which were presented at the XII, XIII and XIV National Meeting of Mathematics Education. Data analysis proved that mathematical difficulties are present in various contents, both in Elementary and High School and occur for numerous reasons. The documents analyzed highlight that the teaching of mathematics must be attractive and with concrete examples from the student's daily life, highlighting the importance of quality teaching in the early years, since the basic contents and concepts will be the basis of mathematical knowledge and of mere importance for the student's life inside and outside of school.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Título: dc.titleDificuldades encontradas por alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio em Matemática: uma revisão bibliográfica-
Título: dc.titleDifficulties encountered by students in Elementary School II and High School in Mathematics: a bibliographical review-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.