
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pirola, Nelson Antonio | - |
| Autor(es): dc.creator | Sebastião, Beatriz Olenk | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:11:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:11:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-26 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/253091 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/253091 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo conhecer as principais dificuldades que os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio possuem em matemática e quais suas origens. O estudo teve um delineamento de pesquisa bibliográfica, envolvendo trabalhos que abordavam o tema em questão e que foram apresentados no XII, XIII e XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, ENEM. A análise de dados mostrou que as dificuldades matemáticas estão presentes em diversos conteúdos, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio e ocorrem por inúmeras causas, como o não domínio dos conceitos matemáticos. Os documentos analisados destacam que o ensino da matemática deve ser atraente e com exemplos concretos do cotidiano do aluno, ressaltando a importância da qualidade do ensino nos anos inicias, visto que, os conteúdos e conceitos básicos serão a base do conhecimento matemático e de muita importância para a vida do aluno dentro e fora da escola. | - |
| Descrição: dc.description | This work aims to understand the main difficulties that students in Elementary School II and High School have in mathematics and what their origins are. The study had a documentary research design, involving works that addressed the topic in question and which were presented at the XII, XIII and XIV National Meeting of Mathematics Education. Data analysis proved that mathematical difficulties are present in various contents, both in Elementary and High School and occur for numerous reasons. The documents analyzed highlight that the teaching of mathematics must be attractive and with concrete examples from the student's daily life, highlighting the importance of quality teaching in the early years, since the basic contents and concepts will be the basis of mathematical knowledge and of mere importance for the student's life inside and outside of school. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Título: dc.title | Dificuldades encontradas por alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio em Matemática: uma revisão bibliográfica | - |
| Título: dc.title | Difficulties encountered by students in Elementary School II and High School in Mathematics: a bibliographical review | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: