
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | André, Carminda Mendes | - |
| Autor(es): dc.creator | Fachinetto, Ariane Aparecida Ventura | - |
| Autor(es): dc.creator | Caetano, Mateus Henrique Borges | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:46:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:46:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-24 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/253088 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/253088 | - |
| Descrição: dc.description | Imaginar rios não é apenas uma elaboração poética sobre como nós, pessoas racializadas e dissidentes tentamos transformar o mundo que nos foi introjetado mas também um convite a imaginação de outros mundos possíveis, novas rotas de fuga, escapar, ir para trás para entender o que fazer lá na frente, reorganizar nossas moléculas para nos transformarmos em novos imaginários que até então diziam ser impossíveis para pessoas como nós, recriar a partir do lixo colonial e ir de encontro a beleza que nos foi roubada, revirar, tumultuar, desobedecer e retomar nosso espaço, nossa ancestralidade, nossos rios, montanhas, florestas, favelas, friccionar as placas tectônicas para destruir o esse mundo e encontrar novas nascentes de rios com outras rotas de fuga. | - |
| Descrição: dc.description | To imagine rivers is not only a poetic reflection on how we, racialized and dissident individuals, strive to transform the world that has been internalized within us, but also an invitation to envision other possible worlds—new escape routes, a journey backward to understand what lies ahead, a reorganization of our molecules to become new imaginaries that were deemed impossible for people like us. It is about recreating from colonial debris and moving toward the beauty that was stolen from us—turning things upside down, causing chaos, disobeying, and reclaiming our space, ancestry, rivers, mountains, forests, and favelas. It involves disrupting tectonic plates to dismantle this world and discover new river sources with alternative escape routes. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte moderna - Séc. XXI | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Identidade de gênero | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relações raciais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Classes sociais | - |
| Título: dc.title | Imaginar rios | - |
| Título: dc.title | Imagine rivers | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: