
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Dias, Marisa da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Fermino, Joice Caroline | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:21:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:21:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-28 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/253081 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/253081 | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa de natureza qualitativa tem como objetivo investigar as abordagens do movimento lógico-histórico em teses e dissertações da Educação Matemática. A metodologia é bibliográfica, apoiada na Análise de Conteúdo de Bardin (1977) e constituiu no fichamento de teses e dissertações previamente selecionadas no Trabalho de Conclusão de Curso de Turcati (2022). Realizamos os fichamentos, contendo: tipo de produção (tese ou dissertação), título, ano, autor(a), programa de pós-graduação, universidade, conceitos matemáticos abordados relacionados ao lógico-histórico, sujeitos de pesquisa, o papel do movimento lógico-histórico na tese ou dissertação, síntese do movimento lógico-histórico abordado e uma lista de referências utilizadas na abordagem do movimento lógico-histórico. Foram analisadas 9 teses e 22 dissertações relacionadas à Educação Matemática, que abordam o movimento lógico-histórico, em diferentes aspectos, como o ensino de números, álgebra, geometria, estatística e o ensino de matemática em geral. A questão de pesquisa é: Como as teses e dissertações abordam o movimento lógico-histórico para o ensino da matemática? Em síntese, o lógico-histórico é abordado na contextualização histórica do objeto de estudo em questão, dialogando com diversos autores (matemáticos, filósofos, sociólogos e historiadores). A teoria histórico-cultural esteve presente como uma abordagem bastante utilizada junto ao movimento lógico-histórico consonante com o processo de ensino-aprendizagem, principalmente na criação das Atividades de Ensino, no desenvolvimento das Atividades Orientadoras de Ensino (AOE), a fim de levar para a sala de aula um modo de ensino que permita compreender como os conceitos foram construídos. | - |
| Descrição: dc.description | This qualitative research aims to investigate the approaches to the logical-historical movement in theses and dissertations in Mathematics Education. The methodology is bibliographic, supported by Bardin's Content Analysis (1977) and constituted the recording of theses and dissertations previously selected in Turcati's Course Completion Work (2022). We carry out the records, containing: type of production (thesis or dissertation), title, year, author, postgraduate program, university, mathematical concepts covered related to the logicalhistorical, research subjects, the role of logical movement -historical in the thesis or dissertation, synthesis of the logical-historical movement addressed and a list of references used in the approach to the logical-historical movement. 9 theses and 22 dissertations related to Mathematics Education were analyzed, which address the logical-historical movement, in different aspects, such as the teaching of numbers, algebra, geometry, statistics and the teaching of mathematics in general. The research question is: How do theses and dissertations address the logical-historical movement for teaching mathematics? In summary, the logicalhistorical is approached in the historical contextualization of the object of study in question, dialoguing with different authors (mathematicians, philosophers, sociologists and historians). The historical-cultural theory was present as an approach widely used alongside the logicalhistorical movement in line with the teaching-learning process, mainly in the creation of Teaching Activities, in the development of Teaching Guiding Activities (AOE), in order to take for the classroom a teaching method that allows understanding how the concepts were constructed. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/restrictedAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lógico-histórico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino da Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | História da Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Logical-historical | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching mathematics. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | History of mathematics | - |
| Título: dc.title | Abordagens do movimento lógico-histórico em produções acadêmicas da Educação Matemática | - |
| Título: dc.title | Approaches to the logical-historical movement in academic productions of Mathematics Education | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: