Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Madio, Telma Campanha de Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor | FFC-Campus de Marília | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Ana Beatriz Bueno | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:01:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:01:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/253062 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/253062 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho abordou a representatividade preta nos livros infantis, e questões sociais, que contemplam a área da Ciência da Informação, trazendo a reflexão sobre o impacto que a representatividade traz nas crianças e como a presença de personagens pretos são essenciais para a autoestima e a vivência de uma criança preta perante a sociedade, fazendo um levantamento na problemática que está enraizada na sociedade, intitulando sempre um padrão estético como o perfeito e belo. A pesquisa apresenta como a representatividade preta nos livros infantis é na sociedade contemporânea, sendo um fator de construção da identidade, aceitação e na autoestima das crianças pretas. A metodologia foi a partir de um levantamento em quatro editoras sendo elas a Pallas, Editora Mostarda, Companhia das letrinhas e Galerinha, centrando-se na literatura infantil afro-brasileira. Como objetivo principal mostrar como a compreensão e valorização de raízes culturais são necessárias e de extrema importância, e como são os saberes africanos e as suas tradições. Como resultado parcial espera-se contribuir para que bibliotecários e profissionais da educação, percebam como a representatividade preta nos livros infantis é uma forma de construção da identidade da criança ,e propor a colocação de livros de literatura infantil afro-centrado em maior quantidade em seus catálogos. Percebeu-se que este tipo de livro é pouco oferecido pelas editoras comerciais, o que acarreta um distanciamento dos bibliotecários, que precisam ter mais contato com este tipo de literatura infantil e tratem desses assuntos com uma maior frequência. | - |
Descrição: dc.description | The present work addressed black representation in children's books, and social issues, which cover the area of Information Science, bringing reflection on the impact that representation has on children and how the presence of black characters is essential for self-esteem and experience of a black child in society, surveying the problems that are rooted in society, always labeling an aesthetic standard as perfect and beautiful. The research presents how black representation in children's books is in contemporary society, being a factor in the construction of identity, acceptance and self-esteem of black children. The methodology was based on a survey of four publishers, namely Pallas, Mostarda, Companhia das Letrinhas and Galerinha, focusing on Afro-Brazilian Children's literature. The main objective is to show how understanding and valuing cultural roots are necessary and extremely important, and what African knowledge and traditions are like. As a partial result, it is expected to contribute to librarians and education professionals realizing how black representation in children's books is a way of constructing the child's identity, and to propose the placement of Afro-centered children's literature books in greater quantity in their libraries. collections. It was noticed that this type of book is rarely offered by commercial publishers, which leads to a distancing from librarians, who need to have more contact with this type of children's literature and deal with these subjects more frequently. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representatividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros infantis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Auto-estima | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children's books | - |
Palavras-chave: dc.subject | Culture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Self esteem | - |
Título: dc.title | Representatividade preta nos livros infantis | - |
Título: dc.title | Black representation in children's books | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: