Representação social do negro nos cotidianos escolares: educação como questão de cor

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Autor(es): dc.contributorMachado, Vitor-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Thaisa Maria de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T21:10:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T21:10:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-24-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-24-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/253019-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/253019-
Descrição: dc.descriptionEste estudo investigou a representação social no cotidiano escolar, buscando promover reflexão e romper formas de preconceito social nas instituições de ensino já arraigadas a prática educativa. Analisou-se o racismo enquanto sistema estruturante da sociedade e por sua consequência a desigualdade social naturalizada em diferentes pilares da sociedade e sendo perpetuada através da educação. Assegurar a igualdade de oportunidades e que ninguém seja excluído por conta da cor da pele ou da classe social e assegurar uma educação antirracista e que favoreça o pertencimento e a criticidade são objetivos dessa pesquisa. Para isso, é importante que as professoras/es sejam devidamente formadas para lidar com a diversidade racial e cultural, capazes de lidar com a diferença e tratarem a todos de forma igual e justa para tanto propõe-se enfrentamento através de metodologias e práticas que promovam e estimulem a criticidade e compreensão da realidade, compreendendo a escola não apenas como mera reprodutora de cultura e sim como produtora.-
Descrição: dc.descriptionThis study investigated social representation in everyday school life, seeking to promote reflection and break forms of social prejudice in educational institutions already entrenched in educational practice. Racism was analyzed as a structuring system of society and, as a result, social inequality naturalized in different pillars of society and perpetuated through education. Ensuring equal opportunities and that no one is excluded due to the color of their skin or social class and ensuring an anti-racist education that promotes belonging and criticality are the objectives of this research. To this end, it is important that teachers are properly trained to deal with racial and cultural diversity, capable of dealing with difference and treating everyone equally and fairly. and encourage criticality and understanding of reality, understanding the school not only as a mere reproducer of culture but as a producer.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano escolar-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentação social-
Palavras-chave: dc.subjectEducação antirracista-
Título: dc.titleRepresentação social do negro nos cotidianos escolares: educação como questão de cor-
Título: dc.titleSocial representation of black people in everyday school life: education as a matter of color-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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