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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Daniel Sampaio | - |
| Autor(es): dc.creator | Marrafon, Gustavo Demarchi | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:26:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:26:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-14 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/253009 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/253009 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho explora a importância da geometria dos aerofólios no desempenho geral das aeronaves em tamanho reduzido e como eles poderiam ser otimizados utilizando algoritmos genéticos para um contexto da competição SAE Aerodesign. O estudo começa com uma revisão bibliográfica da teoria de algoritmos genéticos, sua evolução, diferentes usos que ele pode ser empregado e como o algoritmo já foi utilizado para a alteração de geometrias de aerofólios. O trabalho faz uso de um teste com um aerofólio simétrico para avaliação de seus critérios e possíveis deficiências. Assim, são utilizados os aerofólios adequados para o aerodesign para passar pela otimização e por fim são comparados, o aerofólio original com o aerofólio desenvolvido neste presente estudo, de acordo com os parâmetros previamente expostos, com o fim de promover o aperfeiçoamento do desempenho em futuras competições. | - |
| Descrição: dc.description | This paper explores the importance of airfoil geometry on the overall performance of size-restricted aircraft and how they could be optimized using genetic algorithms for a SAE Aerodesign competition context. The study begins with a bibliographical review of the theory of genetic algorithms, its evolution, different uses to which it can be used and how the algorithm has already been used to change airfoil geometries. The work uses a test with a symmetrical airfoil to evaluate its criteria and possible deficiencies. Thus, airfoils suitable for aerodesign are used to undergo optimization and finally, the original airfoil is compared with the airfoil developed in this present study, according to the configuration previously exposed, with the aim of promoting the improvement of performance in future competitions. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aerodinâmica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Algoritmos geneticos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Engenharia aeroespacial | - |
| Título: dc.title | Aplicação do método dos paineis e algoritmos genéticos para otimizar a aerodinâmica de aviões na competição SAE Aerodesign | - |
| Título: dc.title | Application of the panel method and genetic algorithms to optimize aircraft aerodynamics in the SAE Aerodesign competition | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
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