Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Claudia Aparecida Valderramas | - |
Autor(es): dc.creator | Faria, Ana Paula Vieira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:51:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:51:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/252883 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/252883 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo objetivou identificar e analisar como os aspectos teóricos, metodológicos e práticos, formulados pelos estudos de Mestrado e Doutorado dos últimos vinte anos, apoiam a congruência entre a Psicologia Histórico-Cultural e a prática clínica. Para tanto, foram consideradas cinco produções acadêmicas, publicadas no período de 2001 a 2021. Por meio da análise de conteúdo, constituída por quatro etapas - pré-análise, descrição analítica, categorização e interpretação - e de um roteiro composto por questões norteadoras, chegou-se à categoria atividade como unidade essencial de análise da pesquisa, tendo em vista explicar o entendimento dos autores e autoras analisados sobre a clínica na psicologia Histórico-cultural. Os fundamentos estruturais da atividade nortearam o curso das análises: a finalidade do trabalho na clínica; o objeto (matéria) sobre o qual esse trabalho incide e os meios requeridos para essa intervenção. Em síntese, os resultados apontaram o psicólogo como mediador, a consciência como objeto da práxis clínica e o diálogo como principal instrumento de trabalho. Também ficaram evidenciadas a escassez de materiais e a importância de reflexões e debates para a construção coletiva dessa práxis. | - |
Descrição: dc.description | This study aimed to identify and analyze how the theoretical, methodological and practical aspects, formulated by Master's and Doctorate studies over the last twenty years, underlie the congruence between Historical-Cultural Psychology and clinical practice. To this end, five academic productions were considered, published between 2001 and 2021. Through content analysis, contained in four stages - pre-analysis, analytical description, categorization and interpretation - and a script composed of guiding questions, we arrived the activity category is used as an essential unit of research analysis, with a view to explaining the analyzed authors' understanding of the clinic in Historical-cultural psychology. The structural foundations of the activity guided the course of the analyses: the specific basis of work in the clinic; the object (matter) on which this work focuses and the means necessary for this intervention. In summary, the results pointed to the psychologist as mediator, conscience as the object of clinical praxis and dialogue as the main working instrument. The scarcity of materials and the importance of reflections and debates for the collective construction of this praxis were also highlighted. | - |
Descrição: dc.description | Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia histórico-cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia clínica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vigotski, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historical-cultural psychology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Clinic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vygotsky | - |
Palavras-chave: dc.subject | Activity | - |
Título: dc.title | Diálogos entre Vigotski e a práxis clínica: uma revisão bibliográfica | - |
Título: dc.title | Dialogues between Vygotsky and clinical praxis: a bibliographical review | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: