Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tezani, Thais Cristina Rodrigues | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Karina Lara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:49:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:49:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/252823 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/252823 | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho de conclusão de curso focalizou-se o enfrentamento das dificuldades de aprendizagem nos primeiros anos do Ensino Fundamental, uma vez que tal entrave normalmente surge nesta etapa educacional e, se não superado torna-se recorrente em todo o trajeto acadêmico do aluno algumas vezes desencadeando no fracasso escolar. Seu principal objetivo foi apresentar o planejamento e a avaliação como essenciais ao processo de organização do trabalho pedagógico para superação das dificuldades de aprendizagem. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, de percursos investigativos dialéticos, entre conteúdos construídos em bases científicas, bem como artigos provenientes da base de dados SciELO (Scientific Electronic Library Online) e fragmentos textuais abordados ao decorrer do curso de Pedagogia. Com as análises dos resultados obtidos nas pesquisas bibliográficas concluiu-se que as dificuldades de aprendizagem geradas por fatores externos ao aluno são uma das causas da evasão escolar atualmente no Brasil e que essas dificuldades são desencadeadas, principalmente, nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Não obstante, os instrumentos de planejamento e avaliação são essenciais para auxiliar o aluno a superar a situação da dificuldade, e, em contrapartida, em várias situações a escola e os professores possuem uma concepção equivocada sobre a aplicabilidade desses instrumentos. | - |
Descrição: dc.description | This undergraduate thesis focused on addressing the difficulties of learning in the early years of elementary school, as this obstacle typically arises at this educational stage and, if not overcome, becomes recurrent throughout the student's academic journey, sometimes leading to academic failure. Its main objective was to present planning and evaluation as essential to the process of organizing pedagogical work to overcome learning difficulties. The methodology used was a qualitative approach, with dialectical investigative paths, involving content built on scientific bases, as well as articles from the SciELO (Scientific Electronic Library Online) database and textual fragments addressed throughout the Pedagogy course. The results obtained from the analysis of the bibliographic research concluded that learning difficulties generated by factors external to the student are one of the causes of school dropout in Brazil today and that these difficulties are mainly triggered in the early years of elementary school. Nevertheless, planning and evaluation instruments are essential to help students overcome learning difficulties. However, schools and teachers have a mistaken On the applicability of these instruments | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação da aprendizagem | - |
Título: dc.title | O planejamento e a avaliação no enfrentamento das dificuldades de aprendizagem: considerações teóricas | - |
Título: dc.title | Planning and evaluation in coping with learning difficulties: theoretical considerations | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: