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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira | - |
Autor(es): dc.creator | Américo Neto, José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:44:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:44:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/252820 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0003-1953-3985 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/252820 | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa objetivou sistematizar, por meio de um framework conceitual, diretrizes para auxiliar desenvolvedores de jogos digitais independentes, que explique de maneira prática e objetiva como proceder nas diversas etapas de produção. A metodologia abordou as etapas de: preparação, pré produção, produção e pós produção (4P’s) . Divididos em três eixos principais: (1) as camadas relativas à produção de jogos digitais; (2) utilização das metodologias Design Thinking (DT) e Canvas para elaboração do (3) Game Document Design (GDD). A proposta tem aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU em seus objetivos de números quatro, oito e nove para, como apontado por Patterson (2019, p.12), utilizar o alcance, a criatividade e o espírito de resolução de problemas, características da indústria de jogos digitais. Espera se que a utilização deste framework conceitual resulte em planos de ação práticos, divididos em etapas, que proporcionem maior praticidade e otimização nos processos necessários para produzir e lançar um jogo digital independente de forma eficiente. | - |
Descrição: dc.description | The present research aimed to systematize, through a conceptual framework, guidelines to assist independent digital game developers in a practical and objective manner, explaining how to proceed in the various stages of production. The methodology addressed the stages of preparation, pre-production, production, and post-production (4P's), divided into three main axes: (1) the layers related to the production of digital games; (2) the use of Design Thinking (DT) and Canvas methodologies for the development of (3) Game Document Design (GDD). The proposal aligns with the United Nations' Sustainable Development Goals (SDGs) of the 2030 Agenda in its objectives four, eight, and nine, to utilize the reach, creativity, and problem-solving spirit characteristic of the digital games industry, as pointed out by Patterson (2019, p.12). It is expected that the utilization of this conceptual framework will result in practical action plans, divided into stages, providing greater practicality and optimization in the necessary processes to efficiently produce and launch an independent digital game. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Framework conceitual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção de jogos digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agenda 2030 | - |
Título: dc.title | Framework conceitual 4P’s para a produção de videogames independentes | - |
Título: dc.title | Conceptual framework 4P’s for the production of independent video games | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
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