Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Branco, Luis Henrique Zanini | - |
Autor(es): dc.creator | Leite, Alexia Correa Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Santana, Maria Paula Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:45:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:45:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/252806 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/252806 | - |
Descrição: dc.description | Cegueira botânica é um termo que se refere a incapacidade das pessoas de perceberem as plantas ao seu redor, o que afeta diretamente no entendimento da importância dos vegetais para a vida no planeta. Isso, consequentemente, repercute no ensino de Botânica, que muitas vezes ocorre de forma descontextualizada ao cotidiano dos alunos, focando somente na memorização de termos técnicos. Ainda, a falta de aulas práticas que promovam a manipulação das plantas é um problema recorrente. À vista disso, o presente trabalho teve por objetivo avaliar a eficácia de uma metodologia interdisciplinar diferenciada para o ensino de Botânica, que envolveu a produção de tintas feitas a partir de pigmentos vegetais. Em um primeiro momento, as estagiárias passaram por um período de observação das aulas, com o intuito de compreenderem a dinâmica da sala de aula e aspectos relacionados com a prática docente. Posteriormente, ocorreu o período de regência, no qual abordou-se sobre os plastídios e pigmentos vegetais, de forma interdisciplinar com História, Arte, Física e Química. Ao final do trabalho, verificou-se que a interdisciplinaridade pode auxiliar na aprendizagem e na aproximação dos conteúdos com a realidade dos alunos, os quais se mostraram interessados pelas aulas, participando tanto das teóricas, como das práticas. | - |
Descrição: dc.description | Plant blindness is a term that refers to people's inability to perceive the plants around them, directly affecting their understanding of the importance of plants for life on the planet. This consequently has repercussions on the teaching of botany, which often takes place in a way that is out of context with students' daily lives, focusing only on memorizing technical terms. In addition, the lack of practical lessons that promote the handling of plants is also a recurring problem. Therefore, this study aims to evaluate the effectiveness of an interdisciplinary methodology for teaching botany that involves the production of paints made from plant pigments. The interns first observed the classes in order to understand the dynamics of the classroom and aspects related to teaching practice. This was followed by a period of teaching, in which the subject of plastids and plant pigments was covered in an interdisciplinary way with History, Art, Physics and Chemistry. At the end of the work, it was found that interdisciplinarity can help learning and bring content closer to the reality of the students, who were interested in the lessons and took part in both theoretical and practical classes. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cegueira botânica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de botânica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pigmentos vegetais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tintas naturais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plant blindness | - |
Palavras-chave: dc.subject | Botany teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinarity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plant pigments | - |
Palavras-chave: dc.subject | Natural paints | - |
Título: dc.title | Utilização de pigmentos vegetais para produção de tintas como metodologia interdisciplinar alternativa para o ensino de botânica | - |
Título: dc.title | Use of vegetable pigments for paint production as an alternative interdisciplinary methodology for teaching botany | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: