“Teleco teco”: uma proposta prática baseada na vocalização de sílabas rítmicas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMattos, Wladimir Farto Contesini de-
Autor(es): dc.contributorCastro, Rafael Y-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, João Carlos Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T21:31:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T21:31:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/252790-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/252790-
Descrição: dc.descriptionNo presente trabalho, falo sobre a criação, utilização e desenvolvimento de uma abordagem de aprendizado rítmico de minha autoria, nascida nas circunstâncias pandêmicas de ensino remoto. Traço uma linha temporal de seu surgimento até os dias atuais, onde descrevo o porquê de seu nascimento, os problemas encontrados, suas primeiras soluções e suas modificações a partir dos diferentes contextos que surgiram. Foram encontrados durante a pesquisa termos e definições importantes para guiar a abordagem a um lugar de maior estabilidade, organização e clareza de ideias. Parte da pesquisa também se direciona a aplicação da abordagem com grupos de estudantes formais e não formais de música, com viés qualitativo, relacionando as experiências dos participantes durante o processo. O principal objetivo do trabalho é a exposição da abordagem como ferramenta pedagógica, tanto para educadores como para estudantes.-
Descrição: dc.descriptionIn this current work, I discuss the creation, use, and development of an original rhythmic learning approach of my own authorship, born from the circumstances of remote teaching during the pandemic. I trace a timeline from its inception to the present day, describing the reasons behind its creation, the problems encountered, initial solutions, and its adaptations in response to different emerging contexts. Throughout the research, significant terms and definitions were identified to guide the approach towards greater stability, organization, and clarity of ideas. Part of the research also focuses on applying the approach with formal and informal music student groups, employing a qualitative approach that links participants' experiences during the process. The primary objective of the work is to present the approach as a pedagogical tool, accessible to both educators and students.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica - Instrução e estudo-
Palavras-chave: dc.subjectMétrica e ritmo musical-
Palavras-chave: dc.subjectTempo (Música)-
Palavras-chave: dc.subjectCultura popular-
Título: dc.title“Teleco teco”: uma proposta prática baseada na vocalização de sílabas rítmicas-
Título: dc.title“Teleco teco”: a practical proposal based on the vocalization of rhythmic syllables-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.