Autocitação em artigos científicos em ciências humanas e em ciências exatas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKomesu, Fabiana Cristina-
Autor(es): dc.contributorFischer, Adriana-
Autor(es): dc.creatorSilva, Larissa Souza da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:03:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:03:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-16-
Data de envio: dc.date.issued0017-04-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/252789-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/252789-
Descrição: dc.descriptionCom base em pressupostos advindos dos estudos de letramentos, de maneira particular, de letramentos acadêmicos, este trabalho tem como objetivo principal investigar os padrões de autocitação em artigos científicos das grandes áreas de Ciências Humanas (subárea de Linguística) e Ciências Exatas (subárea de Matemática Aplicada). Parte-se da assunção de que a autocitação é uma forma retórica de manter a credibilidade profissional, podendo variar interdisciplinarmente. Os objetivos específicos são: (i) estudar padrões de autocitação nos artigos científicos dessas duas diferentes grandes áreas de conhecimento, considerando-se o modo como esses artigos se autorreferenciam no processo de autocitação; (ii) estudar as funções da autocitação nessas duas diferentes grandes áreas de conhecimento, considerando suas atuações na construção da dimensão argumentativa do discurso científico. O conjunto do material é formado de 40 (quarenta) artigos científicos publicados em língua portuguesa, 20 (vinte) de cada subárea, 10 (dez) de cada uma das plataformas escolhidas (Web of Science e SciELO), com alto índice de citação segundo indicadores bibliométricos, no período de 2015 a 2019. Parte-se da hipótese de que, por um lado, há uma prevalência das demais áreas de conhecimento em relação às Ciências Humanas, segundo uma dinâmica de relações de poder e autoridade em práticas letradas acadêmico-científicas; por outro, o processo de autocitação corrobora a contagem de citações em indicadores bibliométricos, com promoção de visibilidade em comunidades discursivas. Interessa, pois, a este trabalho investigar o processo de produção de textos científicos em relações de poder e autoridade, como as derivadas de indicadores bibliométricos que promovem a identificação e o reconhecimento de determinados autores, segundo quantificação, com consequências para a visibilidade em plataformas de bases de dados.-
Descrição: dc.descriptionBased on assumptions arising from Academic Literacy Studies, the main objective of this work is to investigate the patterns of self-citation in scientific articles in the broad areas of Soft Sciences (sub-area of Linguistics) and Hard Sciences (sub-area of Applied Mathematics). The specific objectives are: (i) to study patterns of self-citation in scientific articles of these two different areas of knowledge, taking into account the way in which these articles use self-referencing in the self-citation process; (ii) to study the functions of self-citation in articles of these two different areas of knowledge, considering their role in the construction of the argumentative dimension of scientific discourse. The corpus consists of 40 (forty) scientific articles published in Brazilian Portuguese, 20 (twenty) from each sub-area, 10 (ten) from each of the chosen platforms (Web of Science and SciELO), with a high citation rate according to bibliometric indicators, from 2015 to 2019. The hypothesis is that there is a prevalence of other fields of knowledge in relation to the Humanities, according to a dynamic of power and authority relations in academic-scientific literate practices. The process of self-citation also corroborates the counting of citations in bibliometric indicators, with promotion of visibility in discursive communities. Therefore, this work is interested in investigating the process of production of scientific texts in relations of power and authority, such as those derived from bibliometric indicators that promote the identification and recognition of certain authors, according to quantification, with consequences for visibility in database platforms.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLetramentos acadêmicos-
Palavras-chave: dc.subjectAutocitação-
Palavras-chave: dc.subjectArtigo científico-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Humanas-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Exatas-
Palavras-chave: dc.subjectDiscurso científico-
Palavras-chave: dc.subjectAcademic literacies-
Palavras-chave: dc.subjectSelf-citation-
Palavras-chave: dc.subjectScientific article-
Palavras-chave: dc.subjectSoft Sciences-
Palavras-chave: dc.subjectHard Sciences-
Palavras-chave: dc.subjectScientific discourse-
Título: dc.titleAutocitação em artigos científicos em ciências humanas e em ciências exatas-
Título: dc.titleSelf-citation in scientific articles in human sciences and exact sciences-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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