Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rahal, Paula | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Alana Della Torre da | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Laurielle do Prado | - |
Autor(es): dc.creator | Mazarini, Giulia Panula | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:45:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:45:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/252762 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/252762 | - |
Descrição: dc.description | A microbiologia é a ciência destinada ao estudo de organismos microscópicos, como as bactérias, fungos, protozoários e vírus, e suas atividades biológicas. Com o desenvolvimento da microbiologia descobriu-se que os microrganismos estão relacionados com a causa das doenças infecciosas e, como forma de prevenção, viu-se a necessidade de melhorias nas condições de saneamento básico e higiene. O ensino de microbiologia já está presente na Educação Básica, especialmente nas disciplinas de Ciências, ou seja, no Ensino Fundamental. Porém, deveria ser ainda mais explorado nas aulas de Biologia do Ensino Médio, conteúdo esse que não está previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para esse período escolar. Além disso, a pandemia do Covid-19, que aconteceu entre 2019 e 2023, foi um evento que despertou a curiosidade da população acerca dos vírus, especialmente, e levantou diversas dúvidas da população, muitas das quais poderiam ter sido evitadas ou sanadas se o ensino de microbiologia nas escolas fosse ministrado de forma eficiente, através de metodologias ativas. Por essas razões, o presente trabalho teve como objetivo produzir uma proposta de sequência didática para abordar temas relacionados à microbiologia no Ensino Médio de forma ativa, teórica e prática, de acordo com a realidade social e estrutural da escola. Após o período de observação das aulas de Ciências da Natureza na escola escolhida, iniciou-se o período de regência por meio da elaboração de aulas expositivas, atividades práticas e questionários sobre a estrutura celular, morfologia e nomenclatura dos microrganismos, assim como sobre doenças causadas por eles. Com a realização dessas atividades, pôde-se observar a necessidade e a importância de se lecionar sobre microbiologia para o Ensino Médio, em especial, para os terceiros anos, uma vez que a aprendizagem desse tema contribui para o desenvolvimento de uma consciência coletiva acerca da responsabilidade de cada um em colaborar para promoção do bem-estar social. Concluiu-se, por fim, que a escola ocupa lugar de destaque na formação e na socialização dos adolescentes, constituindo também um contexto privilegiado de proteção, por seu potencial na promoção da saúde integral do aluno. | - |
Descrição: dc.description | Microbiology is the science of studying microscopic organisms, such as bacteria, fungi, protozoa and viruses, and their biological activities. With the development of microbiology, it was discovered that microorganisms are related to the cause of infectious diseases and, as a form of prevention, there was a need to improve basic sanitation and hygiene conditions. The teaching of microbiology is already present in basic education, especially in Science subjects, i.e. in Elementary School. However, it should be further explored in High School Biology classes, content that is not provided for in the Common National Curriculum Base (BNCC) for this period of schooling. In addition, the Covid-19 pandemic, which took place between 2019 and 2023, was an event that aroused the population's curiosity about viruses, especially, and raised several doubts among the population, many of which could have been avoided or resolved if microbiology teaching in schools had been taught efficiently, through active methodologies. For these reasons, the aim of this study was to produce a proposal for a didactic sequence to address topics related to microbiology in high school in an active, theoretical and practical way, in accordance with the social and structural reality of the school. After observing the Natural Sciences classes at the chosen school, the teaching period began with lectures, practical activities and quizzes on the cell structure, morphology and nomenclature of microorganisms, as well as the diseases they cause. By carrying out these activities, it was possible to see the need and importance of teaching microbiology to secondary school students, especially third years, since learning this subject helps to develop a collective awareness of everyone's responsibility to help promote social well-being. Finally, it was concluded that the school occupies a prominent place in the formation and socialization of adolescents, and is also a privileged context for protection, due to its potential for promoting the student's integral health. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Microbiologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Doenças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias ativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Microbiology | - |
Palavras-chave: dc.subject | High school | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diseases | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active methodologies | - |
Título: dc.title | Introdução à microbiologia no ensino de ciências da natureza e suas tecnologias: aproximação entre a teoria e a realidade dos estudantes | - |
Título: dc.title | Introduction to microbiology in the teaching of natural sciences and their technologies: approximation between students’ theory and reality | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: