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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Martins, Raul Aragão | - |
Autor(es): dc.contributor | Nogueira, Vânia da Silva dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Motta, Mariana Felisberto Vilas Boas | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Quéren Cristina Delboni | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:20:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:20:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/252748 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/252748 | - |
Descrição: dc.description | A sexualidade é uma dimensão fundamentalmente humana, marcada por múltiplas definições e experiências que se encontram intimamente relacionadas à natureza, à subjetividade individual e à influência cultural. No entanto, a predominância de uma perspectiva médico-biologista da sexualidade tem frequentemente prejudicado a integração da Educação Sexual como parte essencial da educação global de um indivíduo. Historicamente, essa abordagem é reforçada, e até os dias atuais, existe um tabu significativo em torno desse assunto. Diante desse contexto, o objetivo deste trabalho foi tornar o conhecimento sobre educação sexual e sexualidade acessível aos alunos do Ensino Médio. Pretendeu-se promover discussões sobre diversos tópicos, incluindo aspectos fisiológicos e anatômicos dos aparelhos reprodutores masculino e feminino, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), gravidez não planejada, autoconhecimento e compreensão do prazer. Esses tópicos foram abordados por meio do projeto implementado durante o Estágio Curricular Supervisionado. Nesse projeto, as estagiárias tiveram a oportunidade de observar a dinâmica das aulas de biologia, ministrar aulas teóricas, desenvolver atividades práticas. As atividades práticas, como o jogo "JOGO: EAI, É VERDADE?" e o questionário na plataforma "Plickers", permitiram explorar os conhecimentos prévios dos alunos, esclarecer diversas dúvidas relacionadas à sexualidade e avaliar os conhecimentos adquiridos pelos alunos. Após a análise dos resultados, somados às interações e ao comprometimento dos alunos com essas atividades, a dupla de estagiárias concluiu que o conteúdo foi transmitido com sucesso, fornecendo aos alunos uma compreensão fundamental para sua formação acadêmica e pessoal. De forma geral, a experiência desse estágio teve um impacto extremamente positivo na formação das estagiárias como futuras educadoras e a interação com os alunos foi muito construtiva, os conteúdos foram abordados de forma abrangente e as discussões foram produtivas. | - |
Descrição: dc.description | Sexuality is a fundamentally human dimension, characterized by multiple definitions and experiences that are intimately related to nature, individual subjectivity, and cultural influence. However, the predominance of a medical-biological perspective on sexuality has often hindered the integration of Sexual Education as an essential part of an individual's overall education. Historically, this approach is reinforced, and to this day, there is a significant taboo surrounding this subject. In this context, the objective of this work was to make knowledge about sexual education and sexuality accessible to high school students. The aim was to promote discussions on various topics, including physiological and anatomical aspects of the male and female reproductive systems, prevention of sexually transmitted infections (STIs), unplanned pregnancy, self-awareness, and understanding pleasure. These topics were addressed through the project implemented during the Supervised Curricular Internship. In this project, the interns had the opportunity to observe the dynamics of biology classes, deliver theoretical lessons, and develop practical activities. Practical activities, such as the game "JOGO: EAI, É VERDADE?" and the questionnaire on the "Plickers" platform, helped clarify various doubts related to sexuality and assess the knowledge acquired by the students. After analyzing the results, combined with the interactions and the students' commitment to these activities, the intern duo concluded that the content was successfully conveyed, providing students with a fundamental understanding for their academic and personal development. Overall, the experience of this internship had an extremely positive impact on the interns' formation as future educators, and the interaction with the students was very constructive, with comprehensive coverage of the content and productive discussions. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação sexual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tabu | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexuality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexual Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | High school | - |
Palavras-chave: dc.subject | Taboo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Project | - |
Título: dc.title | Educação sexual no ensino médio: aspectos anato-fisiológicos e psicológicos | - |
Título: dc.title | Sexual education in high school: anatophysiological and psychological aspects | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
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