Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hofbauer, Andreas | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Ingrid Macedo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:11:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:11:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/252746 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/252746 | - |
Descrição: dc.description | Em 2017 o 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro concedeu o título de “melhor longa-metragem” ao filme Café com Canela. O filme é ambientado no Recôncavo baiano, utilizando o espaço urbano para construção do cenário artístico e, fundamentalmente de auto representação. Composto por um elenco predominantemente negro, a análise do longa-metragem recorre aos aspectos históricos da formação social das cidades, privilegiando as formas de sociabilidade e forte presença da herança africana no espaço urbano. As histórias contadas giram m torno das relações de amizade, ancestralidade, depressão e luto. Assim, em um segundo momento, tendo como fio condutor os dilemas vivenciados pelas protagonistas, Margarida e Violeta, este trabalho problematiza o protagonismo negro no cinema a partir de contrapontos históricos que corroboraram com a desumanização de mulheres negras no cinema. A análise histórica fortalece as agências construídas em torno do cinema independente nacional, a partir da construção estética de Ary Rosa e Glenda Nicácio. | - |
Descrição: dc.description | In 2017, the 50th Brasília Festival of Brazilian Cinema awarded the title of “best feature film” to the film Café com Canela. The film is set in the Recôncavo region of Bahia, using the urban space to construct the artistic scene and, fundamentally, self-representation. Composed of a predominantly black cast, the analysis of the feature film uses historical aspects of the social formation of cities, privileging forms of sociability and the strong presence of African heritage in urban space. The stories told revolve around relationships of friendship, ancestry, depression and mourning. Thus, in a second moment, having as its guiding thread the dilemmas experienced by the protagonists, Margarida and Violeta, this work problematizes black protagonism in cinema based on historical counterpoints that corroborate the dehumanization of black women in cinema. The historical analysis strengthens the agencies built around national independent cinema, based on the aesthetic construction of Ary Rosa and Glenda Nicácio. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Marcadores sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres negras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Afetividades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social markers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Black women | - |
Palavras-chave: dc.subject | Affectivities | - |
Título: dc.title | Café com canela: uma análise sobre a representação do Recôncavo da Bahia e as diferentes construções de afetividades em torno dos corpos negros | - |
Título: dc.title | Café com canela: an analysis of the representation of Recôncavo da Bahia and the different constructions of affection around black bodies | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: