
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Kelly Cristiane Henschel Pobbe de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Unam | - |
| Autor(es): dc.creator | Cruz, Jheniffer da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:44:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:44:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/252719 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/252719 | - |
| Descrição: dc.description | O Teletandem, definido como um contexto telecolaborativo de ensino e aprendizagem de línguas, por meio do qual, estudantes podem aprender outro idioma e compartilhar saberes e vivências, se apresenta como um ambiente propício para a difusão de literatura, língua e cultura (ZAKIR, 2015; RAMOS, CARVALHO, 2020). Desse modo, este estudo propôs a participantes de Teletandem, de uma universidade brasileira e de uma universidade mexicana, a inserção da literatura ao conteúdo de suas interações, ocorridas durante o 2º semestre de 2021. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo primordial observar como se dá o compartilhamento de textos literários neste contexto e como sua leitura pode contribuir para potencializar o ensino e aprendizagem da língua estrangeira, no caso a língua espanhola e a formação de professores de espanhol/LE. Assim, abordando essa experiência de Teletandem com foco na literatura (TecLit) entre as universidades parceiras como um estudo de caráter qualitativo (LUDKE; ANDRÉ, 2013), refletimos sobre a experiência vivenciada, com destaque para os dados gerados por uma dupla de interagentes, que buscou seguir a proposta em todas as suas interações, destacando-se por seu engajamento em todas as atividades. Entre tais dados, constituíram os instrumentos da pesquisa: o questionário inicial, excertos das sessões de mediação, excertos das sessões de interação e o questionário final. A fundamentação teórica foi constituída pelos princípios do Teletandem (TELLES, 2009), pela discussão a respeito da concepção de literatura (CANDIDO, 2011, 2012) entre outros, e reflexões sobre sua relação com o processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola/LE e formação de professores de espanhol/LE. Os resultados indicam que a literatura no Teletandem tem o potencial de fomentar discussões mais produtivas, construtivas e críticas, bem como propiciar o surgimento de temas mais diversos e relacionados às realidades dos interagentes. Nesse sentido, é que entendemos que a experiência do TecLit pode contribuir significativamente para o processo de ensino e aprendizagem de línguas bem como para a formação docente. | - |
| Descrição: dc.description | Teletandem, defined as a telecollaborative language teaching and learning context, through which students from Brazilian and foreign universities can learn another language and share knowledge and experiences, presents itself as a favorable environment for the dissemination of literature, language and culture (RAMOS; ZAKIR, 2015; CARVALHO, 2020). Therefore, this study proposed that Teletandem participants, from a Brazilian university and a Mexican university, insert literature into the content of their interactions, which took place during the 2nd semester of 2021. In view of this, this research had the primary objective of observing how the sharing of literary texts in this context and how reading them can contribute to enhancing the teaching and learning of a foreign language, in this case the Spanish language, and the training of Spanish/FL teachers. Thus, approaching this Teletandem experience with a focus on literature (TecLit) between partner universities as a qualitative study, due to the singular and unique character of this process (LUDKE; ANDRÉ, 2013), we reflect on the experience, with emphasis on for the data generated by a pair of interactants, who sought to follow the proposal in all their interactions, standing out for their engagement in all activities. These data included the research instruments: the initial questionnaire, excerpts from the mediation sessions, excerpts from the interaction sessions and the final questionnaire. The theoretical foundation was constituted by the principles of Teletandem (TELLES, 2009), by the discussion regarding the conception of literature (CANDIDO, 2011, 2012), and reflections on its relationship with the process of teaching and learning Spanish/FL and Spanish/FL teacher training. The results indicate that literature on Teletandem has the potential to encourage more productive, constructive and critical discussions, as well as to encourage the emergence of more diverse themes that are directly related to the realities of the interactants. In this sense, we understand that the TecLit experience can contribute significantly to the language teaching and learning process as well as to teacher training. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teletandem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores de espanhol - Formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua espanhola - Estudo e ensino - Falantes de português | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Linguagens e línguas - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literature | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Initial training for Spanish/FL teachers | - |
| Título: dc.title | "Teletandem com Literatura" na formação inicial de professores de espanhol como língua estrangeira em contexto telecolaborativo | - |
| Título: dc.title | "Teletandem com Literatura" en la formación inicial de profesores de español como lengua extranjera en contexto telecolaborativo | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: