Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Capellini, Vera Lucia Messias Fialho | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Alessandra Turini Bolsoni | - |
Autor(es): dc.creator | Garcia, Luciana Marolla | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:19:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:19:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/252717 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/252717 | - |
Descrição: dc.description | As universidades sobretudo as públicas, tem garantido acesso aos estudantes incluindo aqueles mais vulneráveis economicamente, porém há que se garantir da mesma forma permanência com qualidade, portanto o cuidado integral aos estudantes precisa ser planejado e implementado, o que inclui a saúde mental. A fase universitária é um período de transição para os jovens adultos e passagem para uma nova fase profissional. Baseado nestes fatos essa tese contempla dois Objetivos de desenvolvimento sustentáveis (ODS) da agenda 2030: saúde e educação de qualidade. Ela foi dividida em 3 estudos com o objetivo geral de analisar o papel da universidade junto aos estudantes nas questões de saúde mental e habilidades sociais. Para tanto, foi realizado um primeiro estudo com método qualitativo, utilizando-se de entrevistas semi estruturadas com sete participantes para levantar o histórico do Núcleo Técnico de atenção Psicossocial (NTAPS) da UNESP. O segundo estudo utilizou-se de método experimental com intervenção programada (12 encontros com grupos) para estudantes de primeiro e segundo ano da graduação. Participaram doze estudantes com idade média de 19,9 anos, sendo apenas dois do sexo masculino, de diversos cursos de graduação. Antes e após intervenção foram aplicados testes psicológicos (BDI II, GAD, Mini Spim, QHC, e Inventário de Habilidades Sociais II) como forma de pré e pós teste. O terceiro estudo foi realizado também com metodologia qualitativa e entrevistas semi-estruturadas com nove participantes (profissionais e discentes) da Universidade do Porto, sendo apenas um participante do sexo masculino. Os resultados do primeiro estudo apontam que o NTAPS surgiu devido a demanda dos alunos, visando o cuidado com sua saúde mental e prevenção de suicídios. A procura pelo atendimento tem crescido a cada ano, demonstrando a necessidade deste trabalho até os dias atuais. O programa vem crescendo, sendo que a demanda é trabalhada de forma criativa por meio de lives, oficinas, visitas, formações, intervenções, grupos terapêuticos e atendimento psicológico. No segundo estudo, os resultados demonstraram que o repertório de habilidades indicou melhoras nos sintomas de ansiedade, depressão e fobia social nos quesitos avaliados dos estudantes no momento pós intervenção e seguimento. Quanto ao terceiro estudo os resultados permitiram conhecer os serviços de atendimento psicológico e Mentoria da UP, em particular a sua génese, seus objetivos e modos de atuação, fazendo alguma identificação de semelhanças e diferenças com a realidade do serviço NTAPS. Como consideração finais da tese destacamos a importância desses serviços aos jovens estudantes, todavia observamos a necessidade de se investir em ações preventivas de qualidade de vida dos estudantes, pois a perspectiva de atendimento clínico uma a um não seria exequível como política pública. A tese aponta para outras questões de pesquisa como o efeito da mentoria na saúde mental dos estudantes da unesp, também poderia se investigar a relação entre currículo ofertado, a comunicação violenta e a saúde mental, dentre outras. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | 001 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde mental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universitários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Habilidades sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atenção psicossocial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mental health | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychosocial care | - |
Palavras-chave: dc.subject | College students | - |
Título: dc.title | Saúde mental e habilidades socias de universitários | - |
Título: dc.title | Mental health and social skills of university students | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: