Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bortoletto, Adriana | - |
Autor(es): dc.creator | Santana, Gabriela | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:11:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:11:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/252687 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/252687 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar a experiência formativa que a estagiária pode desenvolver ao longo dos Estágios Supervisionados III e IV. Para esse propósito, será usado o conceito de experiência formativa de Walter Benjamin. A metodologia de pesquisa é de natureza qualitativa e a concepção de investigação da própria prática se fundamentará nos pressupostos teóricos da investigação educacional crítica de Wilfred Carr e Stephen Kemmis, e em conceitos de Paulo Freire sobre investigação-ação. Os dados serão coletados por meio de narrativas, após cada aula de Estágio Supervisionado de regência, diário de campo e planejamento de sequências didáticas. Dessa forma, os dados serão organizados por meio do referencial teórico de análise de conteúdo de Laurence Bardin. A posteriori os mesmos serão analisados com o referencial teórico de Walter Benjamin, buscando identificar momentos em que ocorreram experiências, vindas de memórias involuntárias, e momentos que foram apenas vivências, que demandam esforço para serem lembradas. Desse modo, averiguando com a leitura das narrativas ocasiões que houveram experiências formativas. | - |
Descrição: dc.description | The aim of this paper is to identify and analyze the formative experience that the trainee can develop during Supervised Internships III and IV. For this purpose, Walter Benjamin's concept of formative experience will be used. The research methodology is qualitative in nature and the concept of investigating one's own practice will be based on the theoretical assumptions of critical educational research by Wilfred Carr and Stephen Kemmis, and Paulo Freire concepts of action research. The data will be collected through narratives, after each supervised internship class, a field diary and the planning of didactic sequences. The data will be organized using Laurence Bardin's theoretical framework of content analysis. Afterwards, they will be analyzed using Walter Benjamin's theoretical framework, seeking to identify moments in which experiences occurred, coming from involuntary memories, and moments that were just experiences, which require effort to remember. In this way, by reading the narratives, we can ascertain when there were formative experiences. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | experiência formativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | investigação da própria prática | - |
Palavras-chave: dc.subject | formação inicial de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | formative experience | - |
Palavras-chave: dc.subject | investigation of one's own practice | - |
Palavras-chave: dc.subject | initial teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | physics teaching | - |
Título: dc.title | O estágio supervisionado como experiência formativa para uma futura professora de física | - |
Título: dc.title | The supervised internship as a formative experience for a future physics teacher | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: