O estágio supervisionado como experiência formativa para uma futura professora de física

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBortoletto, Adriana-
Autor(es): dc.creatorSantana, Gabriela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T21:11:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T21:11:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-11-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-11-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/252687-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/252687-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar a experiência formativa que a estagiária pode desenvolver ao longo dos Estágios Supervisionados III e IV. Para esse propósito, será usado o conceito de experiência formativa de Walter Benjamin. A metodologia de pesquisa é de natureza qualitativa e a concepção de investigação da própria prática se fundamentará nos pressupostos teóricos da investigação educacional crítica de Wilfred Carr e Stephen Kemmis, e em conceitos de Paulo Freire sobre investigação-ação. Os dados serão coletados por meio de narrativas, após cada aula de Estágio Supervisionado de regência, diário de campo e planejamento de sequências didáticas. Dessa forma, os dados serão organizados por meio do referencial teórico de análise de conteúdo de Laurence Bardin. A posteriori os mesmos serão analisados com o referencial teórico de Walter Benjamin, buscando identificar momentos em que ocorreram experiências, vindas de memórias involuntárias, e momentos que foram apenas vivências, que demandam esforço para serem lembradas. Desse modo, averiguando com a leitura das narrativas ocasiões que houveram experiências formativas.-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this paper is to identify and analyze the formative experience that the trainee can develop during Supervised Internships III and IV. For this purpose, Walter Benjamin's concept of formative experience will be used. The research methodology is qualitative in nature and the concept of investigating one's own practice will be based on the theoretical assumptions of critical educational research by Wilfred Carr and Stephen Kemmis, and Paulo Freire concepts of action research. The data will be collected through narratives, after each supervised internship class, a field diary and the planning of didactic sequences. The data will be organized using Laurence Bardin's theoretical framework of content analysis. Afterwards, they will be analyzed using Walter Benjamin's theoretical framework, seeking to identify moments in which experiences occurred, coming from involuntary memories, and moments that were just experiences, which require effort to remember. In this way, by reading the narratives, we can ascertain when there were formative experiences.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectexperiência formativa-
Palavras-chave: dc.subjectinvestigação da própria prática-
Palavras-chave: dc.subjectformação inicial de professores-
Palavras-chave: dc.subjectensino de física-
Palavras-chave: dc.subjectformative experience-
Palavras-chave: dc.subjectinvestigation of one's own practice-
Palavras-chave: dc.subjectinitial teacher training-
Palavras-chave: dc.subjectphysics teaching-
Título: dc.titleO estágio supervisionado como experiência formativa para uma futura professora de física-
Título: dc.titleThe supervised internship as a formative experience for a future physics teacher-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.