Análise preliminar da relação entre empresas juniores e empresas seniores no cenário nacional e por regiões do Brasil

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Autor(es): dc.contributorLannes, Lucíola Santos-
Autor(es): dc.creatorBatista, Lana Avelar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T21:32:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T21:32:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-10-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/252638-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/252638-
Descrição: dc.descriptionDurante a graduação, os estudantes possuem diversas oportunidades extracurriculares que são oferecidos na universidade como: participação em centros acadêmicos, diretórios acadêmicos, comissões, empresa júnior, entre outras associações (esportivas, educacionais e ativistas). Dentre estas atividades extracurriculares, existem as empresas juniores que contribuem para o desenvolvimento profissional e interpessoal, executando serviços da sua área de graduação para clientes reais e liderando equipes, administrando performance, atingindo metas e participando de um dia a dia que é muito semelhante a uma empresa sênior. O presente trabalho teve como objetivo realizar uma análise preliminar da quantidade de empresas juniores e empresas seniores no cenário nacional e por regiões do Brasil, bem como da quantidade de empresas juniores dentro de Instituições de Ensino Superior. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental com base em registros governamentais e associações empresariais sem fins lucrativos, além de um levantamento do número de empresas juniores em funcionamento nas Instituições de Ensino Superior. Com esta pesquisa, foram identificados fatores que influenciam na criação e manutenção dessas empresas, tais como requisitos, incentivos de associações civis sem fins lucrativos, políticas públicas e apoio das universidades. Os resultados indicam uma ampla variação na quantidade de empresas juniores e seniores por região do país, bem como diferenças significativas entre as Instituições de Ensino Superior no que se refere à quantidade de empresas juniores em funcionamento. A pesquisa contribuiu para o entendimento da evolução e distribuição das empresas juniores no país e espera-se contribuir para o desenvolvimento de estratégias e políticas públicas que possam fomentar o empreendedorismo e a inovação no país, bem como para a promoção de um ambiente favorável à criação e desenvolvimento dessas empresas no ambiente acadêmico.-
Descrição: dc.descriptionDuring the under-graduation course, students have several extracurricular opportunities that are offered within the university, such as: participation in academic centers, academic directories, commissions, junior company, among other associations (sports, educational and activist). Amongst these extracurricular activities, the junior companies contribute to the development of professional experience, performing services in the students under graduation area for real clients and interpersonal development, leading teams, managing performance, achieving goals, similarly to the daily tasks performed in a senior company. The present work aimed to carry out a preliminary analysis of the number of junior companies and senior companies in the national scenario and by regions of Brazil, as well as the number of junior companies within higher education institutions. For this, documental research was carried out based on government records and non-profit business associations, in addition to a survey of the number of junior companies operating in higher education institutions. Factors that influence the creation and maintenance of these companies were identified, such as requirements, incentives from non-profit civil associations, public policies and support from universities. The results indicate a wide variation in the number of junior and senior companies by region of the country, as well as significant differences between higher education institutions with regard to the number of junior companies in operation. The research contributed to the understanding of the evolution and distribution of junior companies in the country and is expected to contribute to the development of strategies and public policies that can foster entrepreneurship and innovation in the country, as well as to promote an environment entity favorable to the creation and development of these companies in the academic environment.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEmpresas juniores-
Palavras-chave: dc.subjectEmpresas seniores-
Palavras-chave: dc.subjectInstituições de Ensino Superior-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectIncentivos governamentais-
Título: dc.titleAnálise preliminar da relação entre empresas juniores e empresas seniores no cenário nacional e por regiões do Brasil-
Título: dc.titlePreliminary analysis of the relationship between junior companies and senior companies on the national scenario and by region of Brazil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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