
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Coutinho, Rejane Galvão | - |
| Autor(es): dc.contributor | Instituto de Artes | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pinto, Levi Fernando Lopes Vieira | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Marina Turati | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:36:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:36:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-28 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/252623 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/252623 | - |
| Descrição: dc.description | O seguinte trabalho pauta a importância do ensino da fotografia na escola, através de sua leitura crítica e experimentação prática. Na contemporaneidade, as imagens técnicas - como são tratadas as imagens fotográficas e audiovisuais por Flusser - nos bombardeiam constantemente, nós nos tornamos analfabetos visuais. Em uma sociedade onde crianças, desde muito pequenas, têm contato com redes sociais, em que a imagem fotográfica é uma constância, vemos a necessidade de tratá-la como objeto de estudo em sala de aula e não apenas uma ferramenta de ensino. Dessa forma, partindo da minha prática enquanto arte educadora e de uma metodologia de pesquisa autoetnografica, defendo o ensino da fotografia em ambiente escolar. Visando, a partir disso, alfabetizar visualmente as crianças, além de, claro, trabalhá-la como uma porta de entrada para as artes visuais. Com isso, durante o ano de 2023, foi desenvolvido por mim um trabalho prático com crianças de 5 a 8 anos, no período contraturno da escola em que trabalho. O objetivo do projeto-pesquisa é a experiência prática, o registro e reflexão sobre a produção de dados (incluindo imagens, de minha autoria e das crianças) gerados nessa intervenção educativa. | - |
| Descrição: dc.description | The following work highlights the importance of teaching photography at school, through critical reading and practical experimentation. In contemporary times, technical images - as photographic and audiovisual images are treated by Flusser - constantly bombard us, we have become visually illiterate. In a society where children, from a very young age, have contact with social networks, in which the photographic image is a constant, we see the need to treat it as an object of study in the classroom and not just a teaching tool. Thus, based on my practice as an art educator and an autoethnographic research methodology, I defend the teaching of photography in a school environment. Aiming, from this, to make children visually literate, in addition to, of course, working as a gateway to the visual arts. Therefore, during the year 2023, I developed practical work with children aged 5 to 8, during the after-school period at the school where I work. The objective of the research project is practical experience, recording and reflection on the production of data (including images, authored by me and the children) generated in this educational intervention. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fotografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fotografia na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização visual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte na educação | - |
| Título: dc.title | Introdução à prática fotográfica em ambiente escolar como estratégia para o ensino da arte | - |
| Título: dc.title | Introduction to photographic practice in a school environment as a strategy for art teaching | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: