Introdução à prática fotográfica em ambiente escolar como estratégia para o ensino da arte

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCoutinho, Rejane Galvão-
Autor(es): dc.contributorInstituto de Artes-
Autor(es): dc.contributorPinto, Levi Fernando Lopes Vieira-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Marina Turati-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:36:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:36:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-10-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/252623-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/252623-
Descrição: dc.descriptionO seguinte trabalho pauta a importância do ensino da fotografia na escola, através de sua leitura crítica e experimentação prática. Na contemporaneidade, as imagens técnicas - como são tratadas as imagens fotográficas e audiovisuais por Flusser - nos bombardeiam constantemente, nós nos tornamos analfabetos visuais. Em uma sociedade onde crianças, desde muito pequenas, têm contato com redes sociais, em que a imagem fotográfica é uma constância, vemos a necessidade de tratá-la como objeto de estudo em sala de aula e não apenas uma ferramenta de ensino. Dessa forma, partindo da minha prática enquanto arte educadora e de uma metodologia de pesquisa autoetnografica, defendo o ensino da fotografia em ambiente escolar. Visando, a partir disso, alfabetizar visualmente as crianças, além de, claro, trabalhá-la como uma porta de entrada para as artes visuais. Com isso, durante o ano de 2023, foi desenvolvido por mim um trabalho prático com crianças de 5 a 8 anos, no período contraturno da escola em que trabalho. O objetivo do projeto-pesquisa é a experiência prática, o registro e reflexão sobre a produção de dados (incluindo imagens, de minha autoria e das crianças) gerados nessa intervenção educativa.-
Descrição: dc.descriptionThe following work highlights the importance of teaching photography at school, through critical reading and practical experimentation. In contemporary times, technical images - as photographic and audiovisual images are treated by Flusser - constantly bombard us, we have become visually illiterate. In a society where children, from a very young age, have contact with social networks, in which the photographic image is a constant, we see the need to treat it as an object of study in the classroom and not just a teaching tool. Thus, based on my practice as an art educator and an autoethnographic research methodology, I defend the teaching of photography in a school environment. Aiming, from this, to make children visually literate, in addition to, of course, working as a gateway to the visual arts. Therefore, during the year 2023, I developed practical work with children aged 5 to 8, during the after-school period at the school where I work. The objective of the research project is practical experience, recording and reflection on the production of data (including images, authored by me and the children) generated in this educational intervention.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectFotografia-
Palavras-chave: dc.subjectFotografia na educação-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização visual-
Palavras-chave: dc.subjectArte na educação-
Título: dc.titleIntrodução à prática fotográfica em ambiente escolar como estratégia para o ensino da arte-
Título: dc.titleIntroduction to photographic practice in a school environment as a strategy for art teaching-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.