Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Miarka, Roger | - |
Autor(es): dc.creator | Hardt, Camila | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:36:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:36:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/252616 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/252616 | - |
Descrição: dc.description | Ao assumir o tempo como um conceito plural, esta proposta visa produzir compreensões sobre o tempo por meio de desenhos à mão livre de estudantes na escola antes que esse assunto seja tematizado curricularmente. Para isso, se guiará pela pergunta diretriz “Quais compreensões sobre o tempo podem ser produzidas a partir de desenhos à mão livre sobre o tempo realizados por crianças que frequentam salas de aula do primeiro ciclo do Ensino Fundamental?”. Como objetivos específicos, se propõe a 1) apresentar a potência do uso de desenhos realizados por crianças como instrumento metodológico para discutir questões sobre o tempo; 2) perceber o tempo das crianças no processo de suas próprias produções, na tentativa de perseguir novas possibilidades de olhar para o tempo enquanto conceito; e 3) produzir material que vise, por um lado, olhar para as marcas que o tempo gerou nestas crianças e, por outro, para as questões produzidas na pesquisadora. Como operante teórico, assume a Filosofia da Diferença. Metodologicamente, a pesquisa será realizada com crianças das diferentes salas do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Serão utilizados dois instrumentos metodológicos: a produção de desenhos à mão livre sobre o tempo e conversas com as crianças gravadas sobre seus desenhos. A análise de dados se dará por composição utilizando os dois instrumentos metodológicos junto a textos da literatura, materializados em textos da pesquisadora, que não visam representar ou interpretar, mas produzir efeitos de abertura do próprio conceito de tempo. Como resultados, espera-se que o material produzido por composições possa agir em uma via de mão dupla: por um lado, como potência de olhar para as marcas que o tempo gerou nestas crianças; por outro lado, como potência de tomar essas marcas como potenciais instrumentos do “fora” para produzir concepções de tempo outras. | - |
Descrição: dc.description | By assuming time as a plural concept, this proposal aims to open understandings about time through freehand drawings by students at school before this subject is curricularly thematized. To do this, it will be guided by the guiding question “What understandings about time can be produced from freehand drawings about time made by children who attend primary school classrooms?” As specific objectives, it is proposed to 1) present the power of using drawings made by children as a methodological instrument to discuss issues about time; 2) perceive children's time in the process of their own productions, in an attempt to pursue new possibilities of looking at time as a concept; and 3) produce material that aims, on the one hand, to look at the marks that time has created in these children and, on the other, at the questions raised in the researcher. As a theoretical operator, it assumes the Philosophy of Difference. Methodologically, the research will be carried out with children from different classes in the first cycle of Elementary School. Two methodological instruments will be used: the production of freehand drawings about time and recorded conversations with children about their drawings. Data analysis will be carried out by composition using the two methodological instruments together with literature texts, materialized in the researcher's texts, which do not aim to represent or interpret, but to produce effects of opening up the concept of time itself. As a result, it is expected that the material produced by compositions can act in a two-way street: on the one hand, as a power to look at the marks that time has created in these children; on the other hand, as a power to take these brands as potential instruments of the “outside” to produce other conceptions of time. | - |
Descrição: dc.description | Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPe UNESP) | - |
Descrição: dc.description | PROPe UNESP: 6506. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia da diferença | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte e educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Philosophy of difference | - |
Palavras-chave: dc.subject | Art and education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Título: dc.title | "Compreensões sobre o tempo por meio de desenhos à mão livre de crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental" ou "Desenhos sobre o tempo para adultos que não têm tempo" | - |
Título: dc.title | "Understandings about time through freehand drawings by children in the first cycle of elementary school" or "Drawings about time for adults who don't have time" | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: