Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Zanata, Eliana Marques | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Carolaine Jesus | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:25:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:25:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/252592 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/252592 | - |
Descrição: dc.description | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um Transtorno do neurodesenvolvimento com alta incidência e prevalência, que interfere no modo do indivíduo interagir e de se relacionar com o mundo à sua volta. As principais características do autismo são: dificuldades na comunicação e na interação social, bem como padrões de comportamentos restritivos e repetitivos, que geralmente se manifestam na infância ao apresentar dificuldades de aprendizado e, dessa forma, a escola e a rede de ensino de uma forma geral deverão estar preparadas para recebê-las. Mas nem sempre os professores se sentem confiantes na hora de incluir esses alunos. Desse modo, o objetivo da presente pesquisa é coletar informações sobre as observações e percepções de professores do ensino fundamental sobre quais são as dificuldades de incluir alunos com TEA. | - |
Descrição: dc.description | Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder with a high incidence and prevalence, which interferes with the individual's way of interacting and relating to the world around them. The main characteristics of autism are: difficulties in communication and social interaction, as well as restrictive and repetitive behavior patterns, which usually manifest themselves in childhood by presenting learning difficulties and, therefore, the school must be prepared to receive them. The aim of this research is therefore to gather information on the observations and perceptions of elementary school teachers about the difficulties of including students with ASD. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percepções de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autism Spectrum Disorder (ASD) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical practices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers' perceptions | - |
Título: dc.title | Percepções de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o processo de inclusão de crianças com TEA | - |
Título: dc.title | Perceptions of teachers of elementary school about the inclusion process of children with ASD | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: