Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Tatiane Rodrigues Lopes dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:34:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:34:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/252579 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/252579 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa teve por objetivo, a partir dos pressupostos teóricos da Estética da Recepção e do Efeito (JAUSS, 1994; ISER,1996 e 1999) e da Crítica Feminista (SHOWALTER, 1994), apresentar reflexões sobre a importância da formação do jovem leitor por meio de obras de autoria feminina pertencentes ao subsistema da literatura infantil e juvenil, em especial, o romance Anne de Green Gables (2020), de Lucy Maud Montgomery. Como na contemporaneidade, a experiência de leitura em âmbito escolar, enquanto processo que assegura a formação do leitor crítico ou estético, tem-se revelado um desafio (FAILLA, 2021), pretendeu-se analisar se a narrativa em Anne de Green Gables (2020) tem potencialidades para cativar e formar o jovem leitor. Constatou-se que a obra de Montgomery (2020) possui função social, conforme acepção de Hans Robert Jauss (1994), pois permite ao leitor ampliar seus horizontes de expectativa (ISER, 1999), inclusive sobre a produção literária juvenil e o histórico silenciamento (SHOWALTER, 1994) do discurso feminino. Justifica-se a eleição deste texto literário, pois compõe os acervos do Programa Nacional da Biblioteca na Escola (PNBE), possui valor estético, explora um rico imaginário em sua narrativa e suscita reflexões críticas sobre as relações humanas em sociedade. Além disso, justifica-se sua eleição em razão da autoria feminina e da abordagem de temas relacionados à identidade, autodescoberta e pertencimento da mulher na sociedade do século XIX. | - |
Descrição: dc.description | Applying the theoretical contributions of the reception theories (JAUSS, 1994; ISER, 1996 and 1999) and the feminist theories (SHOWALTER, 1994), this research reflected on the importance of the formation of young readers through critical reading of children’s books written by women, in particular Anne of Green Gables (2020) by Lucy Maud Montgomery. Since the reading experience in Brazil’s school environment as a process to ensure the formation of critical young readers has been a challenge (FAILLA, 2021), we intended to analyze whether the narrative in Anne of Green Gables (2020) has the potential to captivate and formate young readers. We concluded that Montgomery’s work performs a social function, according to Hans Robert Jauss’s concept (1994), as it allows readers to expand their horizons of expectations (ISER, 1999) on children’s literature and the historical silencing of the female discourse (SHOWALTER, 1994). Montgomery’s novel was chosen because it is part of the Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) collections, is endowed with aesthetic value, explores rich imagery in its narrative, and raises critical reflections on human relations in society. Furthermore, its selection is justified due to its female authorship and approach to identity, self-discovery, and belonging themes. | - |
Descrição: dc.description | Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Edital "Jovens Talentos" Nº 20/2021 | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitores- Reação crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura estética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Montgomery, L. M (Lucy Maud), 1874-1942 - Anne de Green Gables | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jovens - Interesses na leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anne of Green Gables | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formation of young readers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lucy Maud Montgomery | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reception theories | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escritoras | - |
Título: dc.title | As potencialidades da obra Anne de Green Gables, de Lucy Maud Montgomery, na formação do jovem leitor | - |
Título: dc.title | The potential of Lucy Maud Montgomery's Anne of Green Gables in the formation of young readers | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: