
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Barcellos, Heloisa Fonseca | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:56:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:56:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-11 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/252577 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/252577 | - |
| Descrição: dc.description | Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que deu grande importância para uma organização curricular por Áreas do Conhecimento e para um ensino interdisciplinar, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2021 teve como critério eliminatório a presença da interdisciplinaridade nos materiais didáticos, tal que os livros passaram a ser organizados pelas áreas, e não mais pelos componentes curriculares. Dessa forma, buscando compreender como essa reorganização ocorreu e como aparece a interdisciplinaridade nesse contexto, realizamos uma análise documental da BNCC, do Guia do PNLD 2021 de Ciências da Natureza e dos livros didáticos selecionados, um de cada uma das sete coleções aprovadas. Os livros foram então classificados entre os níveis multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e interdisciplinaridade, com base nas atividades propostas e nos subsídios oferecidos. Os resultados revelam que os materiais ainda estão organizados dentro de uma perspectiva mais próxima da multidisciplinaridade ou pluridisciplinaridade, podendo ser consideradas como obras de transição. Além disso, poucos são os subsídios oferecidos, deixando muitas vezes a cargo do professor a responsabilidade de construir um ensino interdisciplinar. | - |
| Descrição: dc.description | As the National Common Curricular Base (BNCC) was approved, great importance was given to a curricular organization by areas of knowledge and to interdisciplinary teaching, which led to the 2021 National Textbook Program (PNLD) having as an eliminatory criterion the presence of interdisciplinarity in the didactic material, such that the books are now organized by areas, and not by curricular components. Thus, in order to understand how this reorganization occurred and how interdisciplinarity comes into context, we carried out a documentary analysis of the BNCC, the 2021 PNLD Guide to Natural Sciences and the selected textbooks, one of each of the seven approved collections. The books were then classified into multidisciplinarity, pluridisciplinarity, and interdisciplinarity levels, based on the activities that were proposed and the subsidies that were offered. The results showed that the materials are still organized in a way that is closer to multidisciplinarity or pluridisciplinarity, such that they can be considered transitional materials. Furthermore, there are not many subsidies offered, which leaves to the teacher the responsibility of producing a disciplinary teaching. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PNLD | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Livro Didático | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciências da Natureza | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Textbook | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinarity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Physics Teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Natural Sciences | - |
| Título: dc.title | A interdisciplinaridade nos livros didáticos de Ciências da Natureza: reflexões sobre o PNLD 2021 | - |
| Título: dc.title | Interdisciplinarity in Natural Sciences textbooks: reflections on PNLD 2021 | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: