Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Pelópidas Cypriano de | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Letícia Weiller dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:52:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:52:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/252552 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/252552 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo proporcionar e fomentar o compartilhamento de percepções, estratégias, experiências e atividades que contribuam para um ensino verdadeiramente inclusivo, compreendido aqui não apenas pela adaptação de atividades para crianças com deficiência, mas sim, pela busca por tornar o aprendizado mais significativo e instigante para todo estudante independente de sua condição. A importância das práticas e opiniões são construídas através de observação e seu diálogo com as teorias de Ana Mae Barbosa, Vygotsky, Claparède, Freinet dentre outros estudiosos que me levam a acreditar na arte em suas diferentes manifestações e linguagens como chave para entendermos as demandas da nossa educação, principalmente pela criação de proposta lúdicas que possam cativar o interesse e mobilizar as forças produtivas do estudante promovendo a inclusão, o desenvolvimento de qualquer criança por meio de sua expressividade independente de sua condição ou contexto, valorizando a diversidade, os interesses e as potencialidades de cada indivíduo. Nessa ótica o sistema DUA (Desenho Universal de Aprendizagem) também pode ser um bom norteador metodológico. | - |
Descrição: dc.description | The present study endeavors to facilitate the exchange of insights, strategies, experi ences, and activities that contribute to the cultivation of genuinely inclusive pedagogy. Within this framework, inclusivity is not merely construed as the adaptation of activities for children with disabilities; rather, it entails a concerted effort to imbue learning with greater meaning and engagement for every student, irrespective of their circum stances. The significance of pedagogical practices and perspectives is elucidated through meticulous observation and thoughtful discourse, drawing from the theoretical frameworks of Ana Mae Barbosa, Vygotsky, Claparède, Freinet, and other esteemed scholars. These theories instill in me a belief in the transformative power of art across its diverse manifestations and languages, serving as a fundamental tool for compre hending the exigencies of our educational system. This objective is notably realized through the formulation of imaginative proposals capable of capturing student interest and mobilizing their productive capacities, thereby fostering inclusion and the holistic development of each child through expressive means, regardless of their condition or context. The approach underscores the appreciation of diversity, individual interests, and inherent potential. Within this paradigm, the Universal Design for Learning (UDL) system emerges as a judicious methodological guide. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Título: dc.title | A arte na escola: pontes para inclusão | - |
Título: dc.title | Art in school: ways to be more inclusive | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: