Reflexões decoloniais: a representação da mulher latino-americana nas mídias e uma abordagem em Cultura Visual

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCoutinho, Rejane Galvão-
Autor(es): dc.contributorPacor, Mariana Franco-
Autor(es): dc.creatorMoraes, Gabriela Trausula-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:55:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:55:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/252550-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/252550-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho será apresentada uma sequência de aulas hipotéticas que foi pensada a partir da minha pesquisa teórica “Reflexões decoloniais: A representação da mulher latino americana nas mídias a partir da análise de imagens” e da minha vivência enquanto educadora na rede de ensino particular de São Paulo. A sequência de aulas foi elaborada pensando na contextualização e introdução de conceitos elaborados por teóricos decoloniais como Aníbal Quijano, Maria Lugones e Patricia Hill Collins, por meio da relação com imagens do cotidiano produzidas pelas mídias e sua análise. Logo, essa proposta tem como objetivo ser um caminho para aproximar a discussão acerca das representações da mulher latino americanas às práticas educativas, justamente porque a educação permite que os sujeitos construam um pensamento e olhar crítico sobre as imagens que os rodeiam.-
Descrição: dc.descriptionIn this work, a sequence of hypothetical classes will be presented that were designed based on my theoretical research “Decolonial reflections: The representation of Latin American women in the media based on image analysis” and my experience as an educator in the private education network in São Paulo. The sequence of classes was prepared thinking about the contextualization and introduction of concepts developed by decolonial theorists such as Aníbal Quijano, Maria Lugones and Patricia Hill Collins, through the relationship with everyday images produced by the media and their analysis. Therefore, this proposal aims to be a way to bring the discussion closer to the representations of Latin American women in educational practices, precisely because education allows subjects to construct a critical thought and look at the images that surround them.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectArtes-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectImagens - Interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres - América Latina-
Título: dc.titleReflexões decoloniais: a representação da mulher latino-americana nas mídias e uma abordagem em Cultura Visual-
Título: dc.titleDecolonial reflections: the representation of Latin American women in the media and an approach in Visual Culture-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.