
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Tezani, Thais Cristina Rodrigues | - |
| Autor(es): dc.contributor | Menezes, Vinicius Iuri de | - |
| Autor(es): dc.creator | Maria Carolina Proença da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:18:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:18:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/252522 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/252522 | - |
| Descrição: dc.description | A crescente quantidade de estudantes público-alvo da Educação Especial na rede regular de ensino, tornou imprescindível a reflexão acerca da formação inicial de pedagogos, já que tais profissionais atuam diretamente no ensino-aprendizagem desse grupo social. Diante disso, este estudo tratou da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, possibilitando um olhar para o currículo dos cursos de Pedagogia das Universidades Públicas do Estado de São Paulo. A presente pesquisa teve por objetivo geral analisar os currículos dos cursos de Pedagogia das Universidades Públicas Paulista (UNESP, UNICAMP, UNIVESP e USP). Este estudo pretendeu ainda investigar o histórico das Políticas Públicas no país que fundamentam a Educação Especial e identificar os mecanismos educacionais empregados na formação inicial de professores tendo em vista a inclusão. A metodologia utilizada para esta pesquisa deu-se por meio de uma revisão bibliográfica, de abordagem qualitativa e de caráter exploratório. Os dados apontaram que as universidades atendem às normas impostas pela legislação, porém, vistos os impasses e demandas vivenciados no âmbito educacional, faz-se necessário o avanço de pesquisas na área da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e a oferta de formação inicial que contemple, de modo integral, as áreas de atuação do pedagogo e suas especificidades, desse modo a inclusão dará passos maiores rumo sua efetivação. | - |
| Descrição: dc.description | The growing number of Special Education target audience students in the regular education network has made it essential to reflect on the initial training of pedagogues, as these professionals work directly in the teaching-learning of this social group. Therefore, this study dealt with Special Education from an Inclusive Universities in the State of São Paulo. The general objective of this research was to analyze the curricula of Pedagogy courses at São Paulo Public Universities (UNESP, UNICAMP, UNIVESP and USP). This study also intended to investigate the history of Public Policies in the country that underpin Special Education and identify the educational mechanisms used in initial teacher training with a view to inclusion. The methodology used for this research was through a bibliographical review, with a qualitative and exploratory approach. The data showed that universities meet the standards imposed by legislation, but given the impasses and demands experienced in the educational sphere, it is necessary to advance research in the area of Special Education from the Perspective of Inclusive Education and the provision of initial training that includes comprehensively the areas of activity of the pedagogue and their specificities, thus inclusion will take greater steps towards its effectiveness. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação Inicial de Professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Special education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Initial teacher training | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Curriculum | - |
| Título: dc.title | Educação Especial na perspectiva inclusiva: um olhar para o currículo do curso de pedagogia das universidades públicas do Estado de São Paulo | - |
| Título: dc.title | Special Education from an inclusive perspective: a look at the curriculum of the pedagogy course at public universities in the State of São Paulo | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: