Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Camargo, Eder Pires de | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Silvia Regina Vieira da | - |
Autor(es): dc.creator | Wegner, Eduardo Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:17:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:17:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/252509 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/252509 | - |
Descrição: dc.description | O ensino para alunos neurodivergentes, ou seja, alunos que têm o desenvolvimento neurológico diferente do padrão esperado pela sociedade, é um tópico pouco discutido e trabalhado no meio acadêmico, principalmente aplicado ao ensino de ciência e tecnologia nas escolas de educação básica. Dessa maneira, o processo de aprendizagem do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode ser dificultado pela falta de informação, uma vez que esta ação depende de mudanças significativas na metodologia de concepção das aulas materiais. À vista disso, cabe questionar quais transformações devem ser feitas para que exista a participação efetiva deste aluno em sua formação escolar, posto que o ensino tradicional pode não colaborar para o entendimento dos fenômenos demonstrados. Diante disso, este trabalho teve como objetivo a análise da aplicação de uma Sequência Didática (SD) em uma turma do ensino médio de uma unidade escolar situada no interior do estado de São Paulo, com momentos de atividades práticas, a fim de investigar quando se dá a participação efetiva de um aluno laudado com TEA, questionando sobre as ferramentas oferecidas aos professores para a criação e desenvolvimento das aulas. A partir da aplicação da SD, observou-se que os momentos de participação do aluno estavam ligados não somente a questões da própria práxis do estagiário regente, mas também às questões estruturais da escola em que estava inserido. Por conseguinte, o processo de aplicação das aulas foi mediado por análises das estruturas físicas da instituição em questão, como corredores, ventiladores e aparelhos eletrônicos contidos dentro da sala de aula, já que a interação com os aparelhos tecnológicos poderia ser um obstáculo ao entendimento do referido aluno. Nesse sentido, os resultados encontrados evidenciam que as metodologias tradicionais, a falta de experiência do estagiário regente, bem como a estrutura da sala de aula podem ser elementos desfavoráveis à inclusão de alunos com TEA na educação formal. Portanto, momentos que se distanciam da metodologia de ensino tradicional podem ser facilitador para a participação efetiva do aluno com TEA, visto que, pela interação aluno-professor, obteve-se êxito na conceitualização fenomenológica. | - |
Descrição: dc.description | Teaching neurodivergent students, i.e. students whose neurological development differs from the standard expected by society, is a topic that is little discussed and worked on in academia, especially when applied to the teaching of science and technology in basic education schools. In this way, the learning process for students with Autism Spectrum Disorder (ASD) can be hampered by a lack of information, since this action depends on significant changes in the methodology used to design material classes. In view of this, it is worth questioning what transformations need to be made in order for this student to participate effectively in their schooling, given that traditional teaching may not help them understand the phenomena being demonstrated. With this in mind, the aim of this study was to analyze the application of a Didactic Sequence (DS) in a high school class at a school located in the interior of the state of São Paulo, with moments of practical activities, in order to investigate when the effective participation of a student with ASD occurs, questioning the tools offered to teachers for the creation and development of classes. As soon as the DS was applied, it was observed that the student's moments of participation were linked not only to the teacher trainee's own praxis, but also to the structural issues of the school in which he was working. Consequently, the process of applying the lessons was mediated by analysis of the physical structures of the institution in question, such as corridors, fans and electronic devices in the classroom, since interaction with technological devices could be an obstacle to the student's understanding. In this sense, the results show that traditional methodologies, the trainee teacher's lack of experience and the structure of the classroom can be unfavorable elements for the inclusion of students with ASD in formal education. Therefore, moments that move away from the traditional teaching methodology can be a facilitator for the effective participation of students with ASD, since the phenomenological conceptualization was successful through studentteacher interaction. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Participação efetiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino tradicional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Effective participation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Traditional teaching | - |
Título: dc.title | Ensino de física para estudante com transtorno do espectro autista: inclusão no ensino médio | - |
Título: dc.title | Teaching physics to students with autism spectrum disorder: inclusion in secondary education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: