Aula de campo em geografia: saberes e práticas para o processo de ensino e aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMaia, Diego Corrêa-
Autor(es): dc.creatorStringheta, Igor Salvi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T21:23:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T21:23:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-07-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/252489-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/252489-
Descrição: dc.descriptionA utilização do trabalho de campo na geografia não é recente, porém, ainda hoje pouco se utiliza de um método que tem resultados tão satisfatórios e que por ser estudado a tanto tempo deveria caminhar junto com o ensino da Geografia em todos os níveis. Investigar como essa proposta metodológica que é o trabalho de campo vêm sendo utilizada no ensino da geografia é o objetivo deste trabalho que pretende, também, mostrar a importância da utilização desse método para assim ampliar o interesse dos professores e alunos no desenvolvimento dessas atividades. O uso do trabalho de campo no ensino da Geografia pode contribuir de forma significativa para formação dos alunos, pois faz contato direto com o aprendizado, o que foi aprendido de forma teórica dentro das salas de aula pode ser entendido e explorado na prática em trabalhos de campo. Esse projeto tem um enfoque em pesquisa qualitativa, por isso o objetivo é entender junto com os professores a importância dessa atividade no ensino da geografia. Assim, foi aplicado um questionário para os professores de Rio Claro para compreender a relevância dessa metodologia e obter assim a valorização necessária do trabalho de campo no processo de ensino e aprendizagem.-
Descrição: dc.descriptionThe use of fieldwork in geography is not new, however, even today little is used of a method that has such satisfactory results and that, because it has been studied for so long, should go hand in hand with the teaching of Geography at all levels. Investigating how this methodological proposal, which is fieldwork, has been used in teaching geography is the objective of this work, which also intends to show the importance of using this method to increase the interest of teachers and students in developing these activities. The use of fieldwork in the teaching of Geography can contribute significantly to the training of students, as it makes direct contact with learning, what was learned theoretically within the classroom can be understood and explored in practice in research work. field. This project focuses on qualitative research, so the objective is to understand together with teachers the importance of this activity in teaching geography. Therefore, a questionnaire was applied to teachers in Rio Claro to understand the relevance of this methodology and thus obtain the necessary appreciation of fieldwork in the teaching and learning process.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de geografia-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho de campo-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia-
Palavras-chave: dc.subjectGeography teaching-
Palavras-chave: dc.subjectFieldwork-
Palavras-chave: dc.subjectMethodology-
Título: dc.titleAula de campo em geografia: saberes e práticas para o processo de ensino e aprendizagem-
Título: dc.titleGeography field class: knowledge and practices for the teaching and learning process-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.