Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Branco, Luis Henrique Zanini | - |
Autor(es): dc.contributor | IBILCE | - |
Autor(es): dc.creator | Amorim, Antônio Augusto Martins de | - |
Autor(es): dc.creator | Bueno, Sérgio Henrique Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:09:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:09:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/252474 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/252474 | - |
Descrição: dc.description | O ambiente escolar atual está mergulhado na ideologia hegemônica, que tenta de todas as formas esconder as contradições do modelo de produção em que a sociedade está inserida. Assim, faz-se urgente a adoção de uma prática pedagógica que não esconda o caráter político da educação, pelo contrário, assuma sua condição contra hegemônica em favor da classe proletária além de exercer crítica aos problemas produzidos pelo capitalismo. Em vista das mudanças climáticas, do desmatamento, da poluição, dos problemas de saúde mental promovido pelas redes sociais e outros problemas relacionados com as mais diversas áreas das ciências biológicas, buscou-se aplicar a pedagogia histórico crítica proposta por Demerval Saviani como forma de evidenciar essas contradições dentro de sala de aula, promovendo debates mais profundos e diversificados, fugindo assim da superficialidade acrítica do modelo de ensino comumente vigente. | - |
Descrição: dc.description | The current school environment is steeped in the hegemonic ideology, which attempts in every way to conceal the contradictions of the production model within the society is placed. Thus, the adoption of a pedagogical practice that doesn't hide the political nature of education but, on the contrary, embraces its counter-hegemonic character in favor of the working class and critical of the problems produced by capitalism becomes urgent. In light of climate change, deforestation, pollution, mental health issues promoted by social media, and other problems related to various biological sciences, we sought to implement the historical-critical pedagogy proposed by Demerval Saviani as a mean to highlight these contradictions in the classroom, fostering more profound and diversified debates and moving away from the uncritical superficiality of the commonly prevailing teaching model | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Histórico-Crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historical-critical pedagogy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biology education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific literacy | - |
Título: dc.title | Metodologia científica aplicada ao ensino médio: uma visão histórico-crítica | - |
Título: dc.title | Scientific methodology applied to high school: a historical-critical overview | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: