
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lepre, Rita Melissa | - |
| Autor(es): dc.creator | Molinari, Victoria | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:21:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:21:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/252463 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/252463 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho teve por objetivo, por meio de uma revisão sistemática de literatura, levantar as principais perspectivas a respeito das relações entre a afetividade e as situações de fracasso escolar enfrentadas por alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Foi realizada pesquisa com foco no levantamento de artigos produzidos por pesquisadores brasileiros, em seu idioma de origem, ao longo dos anos posteriores ao estabelecimento das Diretrizes Nacionais Curriculares para os Cursos de Pedagogia (2006), sob hipótese inicial de que a referida regulamentação poderia desencadear mudanças conceptuais significativas a respeito do tema. Os artigos analisados apresentaram grande aderência entre si, o que favoreceu a análise dos conteúdos. Os resultados obtidos nos artigos analisados apontam a prevalência de perspectivas ambientalistas e concepções dicotomizadas enraizadas nas diferentes esferas ligadas a educação escolar, sugerindo apenas pequenos indícios de mudanças positivas ocorridas com a passagem do tempo. Sugere-se novas pesquisas com maior enfoque ao tema, com objetivos de promover uma educação que verdadeiramente atenda a todos, na qual a afetividade também seja uma premissa e se seja considerada como método e resultado da ação docente | - |
| Descrição: dc.description | This research aimed, through a systematic literature review, to explore the primary perspectives on the relationships between affectivity and instances of academic failure experienced by students in the early years of elementary education. The review focused on gathering articles produced by Brazilian researchers in their original language in the years following the establishment of the National Curricular Guidelines for Pedagogy Courses (2006). The initial hypothesis was that this regulation could instigate significant conceptual changes on the subject. The analyzed articles demonstrated a strong coherence, facilitating the analysis of content. The results obtained from the analyzed articles point to the prevalence of environmentalist perspectives and dichotomized conceptions rooted in various spheres related to school education, suggesting only slight indications of positive changes over time. Further research with a more concentrated focus on the topic is recommended to promote an education that genuinely caters to all, wherein affectivity is considered both a premise and a method and result of teaching action. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Afetividade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fracasso escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Affectivity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Academic failure | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning difficulties | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Título: dc.title | Afetividade e fracasso escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma revisão sistemática da literatura brasileira | - |
| Título: dc.title | Affectivity and academic failure in the early years of Elementary School: a systematic review of Brazilian literature | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: