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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Alves, Carlos Antonio | - |
| Autor(es): dc.creator | Melo Junior, Leonardo Gonçalves de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:27:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:27:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-20 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/252448 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/252448 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho de graduação foi motivado pelo interesse na relevância e aplicabilidade da linguagem de montagem, especialmente no contexto de jogos digitais. Ao longo da graduação, o ensino da linguagem de montagem revelou-se um campo muito interessante de estudo e, com este trabalho, foi possível verificar a importância técnica e didática da linguagem de montagem no tema de circuitos integrados e aplicação em programação de jogos digitais. Este trabalho começou com uma análise histórica, foram discutidos os jogos desde suas origens até os digitais modernos, foi ressaltado seu impacto cultural e social e abordada a evolução tecnológica associada. O estudo também contemplou o panorama da indústria de jogos, analisou tanto o mercado quanto avanços tecnológicos, incluiu previsões de crescimento de mercado consumidor e de manufatura de microchips. Foi abordado o uso da linguagem de montagem em jogos digitais, que culminou no desenvolvimento de um jogo, no qual foi demonstrado experimentalmente como os conceitos teóricos podem ser aplicados à programação em linguagem de montagem e ao design de jogos. Este estudo destaca as vantagens da linguagem de montagem, como eficiência e controle direto do hardware, mas também explicita suas desvantagens, como a complexidade e a dificuldade de compatibilidade com outras arquiteturas, as características discutidas foram exemplificadas pela criação experimental de elementos de um jogo digital em ambiente de simulação compatível com a época do lançamento da arquitetura 8086. | - |
| Descrição: dc.description | This academic paper was motivated by an interest in the relevance and applicability of assembly language, especially in the context of digital games. Throughout the course, the teaching of assembly language proved to be a very interesting field of study, and with this work, it was possible to verify the technical and didactic importance of assembly language in the theme of integrated circuits and application in digital game programming. This work began with a historical analysis, discussing games from their origins to modern digital ones, emphasizing their cultural and social impact and addressing the associated technological evolution. The study also contemplated the overview of the game industry, analyzing both the market and technological advances, including forecast of consumer market growth and microchip manufacturing. The use of assembly language in digital games was explored, culminating in the development of a game, in which it was experimentally demonstrated how the theoretical concepts can be applied to programming in assembly language and game design. This study highlights the advantages of assembly language, such as efficiency and direct hardware control, but also explicitly states its disadvantages, such as complexity and difficulty of compatibility with other architectures, the characteristics discussed were exemplified by the experimental creation of elements of a digital game in a simulation environment compatible with the time of the launch of the 8086 architecture. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Linguagem de montagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos digitais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programação de jogos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Vscode | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Design de jogos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Assembly language | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital games | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Game programming | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Game design | - |
| Título: dc.title | Explorando a linguagem Assembly x86 na criação de jogos interativos | - |
| Título: dc.title | Exploring the x86 Assembly language in interactive games creation | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
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