
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Hilda Carvalho de | - |
| Autor(es): dc.creator | Campese, Tatiana de Lourdes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:26:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:26:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-11 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/252394 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/252394 | - |
| Descrição: dc.description | Os modelos de processos de negócio se tornaram uma ferramenta fundamental em diversos tipos de organizações para a análise e otimização de processos, com um interesse crescente em aprimorar a estrutura operacional de forma geral. A automação desses modelos é normalmente propiciada por sistemas de gerenciamento de processos de negócio, conhecidos como BPMSs (Business Process Management Systems). Nesse contexto, é vantajoso representar esses processos de maneira visual, permitindo uma compreensão clara dos fluxos, das tomadas de decisão, dos artefatos produzidos e dos dados que podem ser armazenados. Este projeto, aplicando as técnicas na área de educação, concentra-se em aprimorar uma metodologia própria denominada INDINIA. Ao longo do desenvolvimento foi possível mapear cada etapa, desde a concepção até a avaliação, envolvendo uma ampla gama de participantes. O objetivo é replicar essa metodologia de forma mais eficaz, com foco na promoção de uma educação digital de alta qualidade, especialmente no que tange à alfabetização digital, a fim de preparar os indivíduos para uma integração bem-sucedida na sociedade e no mercado de trabalho. | - |
| Descrição: dc.description | Business process models have become a fundamental tool in different types of organizations for analyzing and optimizing processes, with a growing interest in improving the operational structure in general. The automation of these models is normally provided by business process management systems, known as BPMSs (Business Process Management Systems). In this context, it is advantageous to represent these processes in a visual way, allowing a clear understanding of flows, decision making, artifacts produced and data that can be stored. This project, applying techniques in the area of education, focuses on improving a proprietary methodology called INDINIA. Throughout development, it was possible to map each stage, from conception to evaluation, involving a wide range of participants. The objective is to replicate this methodology more effectively, with a focus on promoting high-quality digital education, especially regarding digital literacy, in order to prepare individuals for successful integration into society and the job market. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Modelos de processos de negócio | - |
| Palavras-chave: dc.subject | BPMN | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologia de ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indinia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão digital e cidadania | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Business process models | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital inclusion | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching methodology | - |
| Título: dc.title | Modelagem de processos de negócio aplicadas ao ensino de tecnologias digitais | - |
| Título: dc.title | Business process modeling applied to the teaching of digital technologies | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: