Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Maia, Diego Corrêa | - |
Autor(es): dc.contributor | Instituto de Geociências e Ciências Exatas | - |
Autor(es): dc.creator | Gloria, William Ricky Habermann Bent | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:53:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:53:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/252376 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/252376 | - |
Descrição: dc.description | A desmotivação escolar é um fenômeno preocupante que afeta muitos alunos e pode ter sérias consequências no processo de aprendizado e desenvolvimento acadêmico. Ela se manifesta quando os estudantes perdem o interesse, a disposição e o entusiasmo em relação às atividades escolares e ao ambiente de ensino. Essa falta de motivação pode ter diversas causas e pode variar de aluno para aluno. Um dos fatores mais comuns é a falta de relevância percebida no conteúdo ensinado. Quando os estudantes não conseguem conectar o que estão aprendendo com suas vidas cotidianas ou interesses pessoais, é mais provável que se sintam desmotivados. Além disso, métodos de ensino monótonos e pouco envolventes, que não estimulam a participação ativa dos alunos, também podem contribuir para a desmotivação. A experiência de fracassos acadêmicos, como notas baixas ou reprovações, pode minar a autoestima dos estudantes e levá-los a acreditar que não são capazes de ter sucesso, o que, por sua vez, aumenta a desmotivação. Problemas pessoais, como questões emocionais, familiares ou de saúde, também podem afetar negativamente a motivação dos alunos. O objetivo geral deste estudo foi discutir a questão da desmotivação escolar. A metodologia utilizada foi a revisão integrativa. É importante mencionar que alguns alunos podem enfrentar desafios de aprendizagem não diagnosticados ou não abordados, o que pode levar à desmotivação devido às suas lutas constantes e à sensação de desamparo. A desmotivação escolar é uma preocupação significativa, pois pode resultar em um desempenho acadêmico abaixo do potencial do aluno e, em casos extremos, contribuir para o abandono escolar. Portanto, é fundamental que educadores, pais e profissionais da área educacional trabalhem em conjunto para identificar as causas da desmotivação e implementar estratégias que ajudem os alunos a recuperar o interesse e a motivação pelo aprendizado. Isso pode incluir abordagens pedagógicas mais envolventes, apoio emocional e social, e a criação de um ambiente escolar positivo e seguro, onde os alunos se sintam valorizados e incentivados a alcançar seu potencial máximo. | - |
Descrição: dc.description | School lack of motivation is a worrying phenomenon that affects many students and can have serious consequences on the learning process and academic development. It manifests itself when students lose interest, willingness and enthusiasm in relation to school activities and the teaching environment. This lack of motivation can have several causes and can vary from student to student. One of the most common factors is the lack of perceived relevance in the content taught. When students cannot connect what they are learning with their everyday lives or personal interests, they are more likely to feel unmotivated. Furthermore, monotonous and unengaging teaching methods, which do not encourage active participation from students, can also contribute to demotivation. Experiencing academic failures, such as low grades or failing grades, can undermine students' self-esteem and lead them to believe that they are not capable of success, which, in turn, increases demotivation. Personal problems, such as emotional, family or health issues, can also negatively affect students' motivation. The general objective of this study was to discuss the issue of school demotivation. The methodology used was the integrative review. It is important to mention that some students may face undiagnosed or unaddressed learning challenges, which can lead to demotivation due to their constant struggles and feelings of helplessness. School demotivation is a significant concern as it can result in academic performance below a student's potential and, in extreme cases, contribute to school dropout. Therefore, it is essential that educators, parents and educational professionals work together to identify the causes of demotivation and implement strategies that help students regain interest and motivation in learning. This may include more engaging pedagogical approaches, emotional and social support, and creating a positive and safe school environment where students feel valued and encouraged to reach their full potential. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desmotivação escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | School demotivation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical practice | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching-learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning difficulties | - |
Título: dc.title | Desmotivação escolar : estratégias lúdicas na disciplina de Geografia | - |
Título: dc.title | School demotivation : playful strategies in the discipline of Geography | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: