
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Coutinho, Rejane Galvão | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pereira, Priscila Leonel de Medeiros | - |
| Autor(es): dc.creator | Bombardi, Alice Roger | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:47:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:47:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-14 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/252332 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/252332 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho de conclusão de curso para habilitação em Bacharelado em Artes Visuais vai tratar dos caminhos poéticos da produção artística pessoal da autora, que se entrelaçam com os encontros mediados pelo barro. A partir de sua investigação de revisão de literatura sobre potes e na sua produção de utilitários em cerâmica, na forma de xícaras e canecas para presentear pessoas queridas. Neste universo da cerâmica, onde o barro conversa sob seus dedos, modelando mais do que formas – esculpindo narrativas na superfície das xícaras. Cada peça, seja utilitária ou não, carrega consigo um eco do passado, um sussurro do presente e a promessa de futuros encontros. São convites silenciosos para conversas profundas consigo mesma, com o outro e com o mundo. São os potes de cerâmica, sendo utilitários ou artísticos, capazes de guardar memórias e conter histórias em si? Este trabalho busca compreender como uma peça cerâmica, seja ela utilitária ou não, pode contar e conter histórias, sendo um motivo inicial para encontros. Durante a partilha, a autora procura compreender sua produção pessoal em cerâmica, reunindo quais foram as referências que a atravessaram e deram origem à poética de seu próprio trabalho. | - |
| Descrição: dc.description | This end-of-course work for a Bachelor's degree in Visual Arts will deal with the poetic paths of the author's personal artistic production, which are intertwined with encounters mediated by clay. It will be based on her research reviewing the literature on pots and her production of ceramic utilities, such as cups and mugs to give to loved ones. In this ceramic universe, where the clay talks under her fingers, she makes more than shapes – she sculpts narratives on the surface of the cups. Each piece, whether utilitarian or not, carries with it an echo of the past, a whisper of the present and the promise of future encounters. They are silent invitations to deep conversations with oneself, with others and with the world. Can ceramic pots be utilitarian or artistic pieces, capable of holding memories and containing stories within themselves? The work seeks to understand how a ceramic piece, whether utilitarian or not, can tell and contain stories, being a starting point for encounters. The author, as well, tries to understand her personal production in ceramics, bringing together the references that crossed her and gave rise to the poetics of her own work. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cerâmica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Argila | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte - História | - |
| Título: dc.title | O Jarro Ancestral: cerâmica como a arte do encontro | - |
| Título: dc.title | The Ancestral Jar: ceramics as the art of meetings | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: