Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Grácio, Maria Cláudia Cabrini | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Camila | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:21:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:21:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/252304 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/252304 | - |
Descrição: dc.description | A colaboração entre pesquisadores para produzir novos conhecimentos vem crescendo e se tornando cada vez mais significativa na comunidade científica, podendo ter diversas razões, e dentre os possíveis motivos, está a orientação acadêmica. Partindo disso, objetiva-se analisar essa relação de orientação na produção científica em autoria dupla no campo da Ciência da Informação no Brasil. Para isso, foram coletados os dados referentes às autorias dos artigos publicados entre 2019 e 2022 de periódicos brasileiros; em casos de dupla autoria, por meio dos nomes dos autores, foi verificado em seus currículos Lattes a presença de uma orientação entre si durante suas vidas acadêmicas, sendo a orientação anterior ou posterior à publicação do artigo. Ao identificar as autorias duplas envolvendo a relação de orientação acadêmica, observou-se ainda a ordem dos nomes dos autores e o nível acadêmico do aluno. Como resultado, foi possível constatar uma alta incidência de publicações em coautoria nos periódicos brasileiros da Ciência da Informação, principalmente tratando-se de de dupla autoria envolvendo pesquisadores com um histórico de orientação acadêmica entre si; e nestes casos, a grande maioria traz o nome do aluno orientando como autor principal na linha de autoria, sendo seguido pelo nome do orientador como último citado. Foi possível comparar também os resultados deste trabalho com os resultados de trabalhos com temáticas semelhantes, como os realizados por Oliveira (2019) e Hilário (2015). Por fim, foram observadas curvas de queda e/ou aumento muito destoantes da quantidade de artigos publicados em alguns periódicos nos anos de 2021-2022, que foram períodos atípicos devido à pandemia de Covid-19, o que pode e deve ser observado com mais atenção em estudos futuros. | - |
Descrição: dc.description | A collaboration together with researchers to produce new knowledge is growing and becoming increasingly significant in the scientific community, with various potential reasons, including academic mentorship. In light of this, the objective is to analyze the relationship between academic mentorship and scientific production in dual-authorship articles in the field of Information Science in Brazil. To achieve this, data pertaining to the authorship of articles published between 2019 and 2022 in Brazilian journals was collected. In cases of dual authorship, through the authors' names, it was verified in their Lattes CVs whether there was a mentorship relationship between them during their academic lives, whether preceding or following the article's publication. Upon identifying dual authorships involving academic mentorship, the order of author names and the academic level of the mentee were also observed. As a result, a high incidence of co-authored publications in Brazilian Information Science journals was observed, particularly in cases of dual authorship involving researchers with a history of academic mentorship between them. In these instances, the majority featured the mentee's name as the lead author, followed by the mentor's name as the last mentioned. A comparison of the results of this study with similar thematic studies, such as those conducted by Oliveira (2019) and Hilário (2015), was also possible. Finally, distinct curves of decline and/or increase in the quantity of articles published in some journals were observed in the years 2021-2022, which were atypical periods due to the Covid-19 pandemic, warranting closer attention in future studies. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Colaboração científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Co-autoria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orientação acadêmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ordem de autoria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliometrics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific collaboration | - |
Palavras-chave: dc.subject | Co-authorship | - |
Palavras-chave: dc.subject | Academic mentorship | - |
Palavras-chave: dc.subject | Authorship order | - |
Título: dc.title | A relação de orientação acadêmica em artigos científicos em coautoria: uma análise da autoria dupla em periódicos brasileiros da ciência da informação (2019-2022) | - |
Título: dc.title | The academic supervision relationship in co-authored scientific articles: an analysis of dual authorship in Brazilian journals of information science (2019-2022) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: