
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ugaya, Andresa de Souza | - |
| Autor(es): dc.creator | Freitas, Matheus Henrique | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:24:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:24:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-13 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/252279 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/252279 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho buscou investigar a produção acadêmica sobre a presença da expressão cultural jongo na educação infantil. O recorte temporal deste trabalho acontece entre 2013 e 2022, visando analisar o impacto da lei 10.639 de 9 de janeiro de 2003, que institui como obrigatório o ensino das histórias e culturas africanas e afro-brasileiras nas instituições públicas e privadas. A pesquisa é uma revisão sistemática da literatura de natureza qualitativa, descritiva e bibliográfica, que utilizando as bases de busca do Scholar Google, Sci-Elo e Reposítorios da USP, UNICAMP e UNESP, com os descritores ‘’Educação Infantil, Jongo e Antirracismo’’, encontrou 414 artigos dos quais apenas 5 correspondiam completamente aos critérios de inclusão e exclusão definidos para o estudo. Compreendendo a importância de discutir a educação para as relações étnico-raciais, o trabalho se pauta nos ideais da perspectiva da educação antirracista e da educação decolonial. A presente pesquisa identificou uma relação estreita entre os problemas do ensino de jongo na escola, como a falta de aprofundamento no tema, com demarcadores sociais, como por exemplo a intolerância religiosa com as crenças de matrizes africanas, com a falta de aprofundamento do tema da educação étnico-racial nos currículos e nos Projetos Políticos Pedagógicos das instituições, bem como problemas na formação inicial e continuada de professores. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jongo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Antirracista | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | - |
| Título: dc.title | Jongo: dança de matriz africana na Educação Infantil | - |
| Título: dc.title | Jongo: african roots dance in early Childhood Education | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: