
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bredariolli, Rita Luciana Berti | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pereira, Priscila Leonel de Medeiros | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Louie Gomes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:00:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:00:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-03 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/252242 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/252242 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho, tem como premissa explorar as conexões entre infância, brincadeiras, natureza, teatro e memória, destacando a importância do brincar como um elemento fundamental no desenvolvimento infantil e fundamento artístico pedagógico. O autor enquanto corpa dissidente, compartilha suas próprias lembranças de infância e experiências ligadas ao brincar e à construção da identidade de gênero, além de utilizar ao longo do texto a linguagem neutra, respeitando a pluralidade de identidades de gênero. PITANGA significa criança em Tupi Antigo e remete à conexão entre natureza, ancestralidade e processo artístico pedagógico. A pesquisa é motivada pela descoberta do livro "Brinquedos do Chão" de Gandhy Piorsky, entrelaçada com as vivências do autor enquanto artista orientador do PIÁ (Programa de Iniciação Artística) da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, relatando o percurso artístico e pedagógico vivenciado com crianças de 5 a 13 anos de idade da região central da cidade, utilizando livros, brincadeiras e jogos teatrais em conexão com cada um dos quatro elementos da natureza (terra, água, fogo e ar) como mediadores dos processos de desenvolvimento infantil e poéticas de criação artística. O percurso resulta em uma mostra de processos permeada de muitas reflexões instigando a todas as pessoas educadoras a serem promotoras de práticas para o desenvolvimento saudável e inclusivo por meio do brincar. | - |
| Descrição: dc.description | The present work has, as its premise, to explore the connections between childhood, play, nature, theater, and memory, highlighting the importance of play as a fundamental element in child development and pedagogical artistic foundation. The author, as a dissident body, shares their own childhood memories and experiences related to play and the construction of gender identity, using gender-neutral language throughout the text to respect the plurality of gender identities. "PITANGA" means child in Ancient Tupi and refers to the connection between nature, ancestry, and the artistic pedagogical process. The research is motivated by the discovery of the book "Brinquedos do Chão" by Gandhy Piorsky, intertwined with the author's experiences as an artistic facilitator in the "PIÁ" (Artistic Initiation Program) of the Municipal Department of Culture of São Paulo. It recounts the artistic and pedagogical journey experienced with children aged 5 to 13 from the central region of the city. The author utilizes books, games, and theatrical activities in connection with each of the four elements of nature (earth, water, fire, and air) as mediators of child development processes and poetic artistic creation. The journey results in an exhibition of processes filled with reflections, urging all educators to promote practices for healthy and inclusive development through play. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teatro e crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brincadeiras | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Natureza | - |
| Título: dc.title | Pitanga: a natureza e o brincar como fundamento artístico pedagógico | - |
| Título: dc.title | Pitanga: nature and play as an artistic pedagogical foundation | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: