A escola pública como fator protetivo de crianças em situação de vulnerabilidade social

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorWiezzel, Andreia Cristiane Silva-
Autor(es): dc.creatorBertazzo, Alzeir Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T21:22:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T21:22:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/252203-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://lattes.cnpq.br/3548813607020809-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0009-0009-7677-4479-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/252203-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa é vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação, na linha de pesquisa 03 - Processos Formativos, Infância e Juventude da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Campus de Presidente Prudente/SP. É vinculada ao Grupo de Pesquisa Formação de Professores em Educação Infantil – PROFEI e tem por problema de pesquisa: Como a escola pode se configurar, do ponto de vista protetivo, junto a crianças em vulnerabilidade social? O objetivo geral consistiu em analisar, do ponto de vista teórico, como a escola se constitui enquanto fator protetivo junto a crianças em situação de vulnerabilidade social. A partir deste objetivo buscou-se compreender o conceito de vulnerabilidade social e a ideia da escola como fator protetivo, identificando as possíveis dimensões que envolvem este fator na escola. A metodologia utilizada foi a pesquisa de natureza bibliográfica, analisando aspectos conceituais e contextuais de materiais científicos relacionados à temática da pesquisa. Os dados foram levantados e analisados conforme as seguintes categorias: educação e vulnerabilidade social; escola, vulnerabilidade e proteção. Os resultados poderão subsidiar ações junto a crianças expostas à situações de risco, visando seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional, com pensamento autônomo para melhor compreensão do mundo e de sua realidade.-
Descrição: dc.descriptionThis research is linked to the Graduate Program in Education, in research line 03 - Formative Processes, Childhood, and Youth of the São Paulo State University (UNESP) - Faculty of Science and Technology - Presidente Prudente/SP Campus. It is affiliated with the Research Group on Teacher Training in Early Childhood Education - PROFEI, and its research problem is: How can the school establish itself, from a protective perspective, in relation to children in situations of social vulnerability? The general objective consisted of theoretically analyzing how the school constitutes itself as a protective factor for children in situations of social vulnerability. From this objective, the aim was to understand the concept of social vulnerability and the idea of the school as a protective factor, identifying the possible dimensions that involve this factor in the school context. The methodology used was a bibliographic research, analyzing conceptual and contextual aspects of scientific materials related to the research topic. Data were collected and analyzed according to the following categories: education and social vulnerability; school, vulnerability, and protection. The results may support actions for children exposed to situations of risk, aiming at their cognitive, social, and emotional development, fostering autonomous thinking for a better understanding of the world and their reality.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectVulnerabilidade social-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças-
Palavras-chave: dc.subjectProteção-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectSocial vulnerability-
Palavras-chave: dc.subjectChildren-
Palavras-chave: dc.subjectProtection-
Título: dc.titleA escola pública como fator protetivo de crianças em situação de vulnerabilidade social-
Título: dc.titleThe public school as a protective factor for children in social vulnerability situations-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.