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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Wiezzel, Andreia Cristiane Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Bertazzo, Alzeir Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:22:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:22:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/252203 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://lattes.cnpq.br/3548813607020809 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0009-0009-7677-4479 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/252203 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa é vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação, na linha de pesquisa 03 - Processos Formativos, Infância e Juventude da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Campus de Presidente Prudente/SP. É vinculada ao Grupo de Pesquisa Formação de Professores em Educação Infantil – PROFEI e tem por problema de pesquisa: Como a escola pode se configurar, do ponto de vista protetivo, junto a crianças em vulnerabilidade social? O objetivo geral consistiu em analisar, do ponto de vista teórico, como a escola se constitui enquanto fator protetivo junto a crianças em situação de vulnerabilidade social. A partir deste objetivo buscou-se compreender o conceito de vulnerabilidade social e a ideia da escola como fator protetivo, identificando as possíveis dimensões que envolvem este fator na escola. A metodologia utilizada foi a pesquisa de natureza bibliográfica, analisando aspectos conceituais e contextuais de materiais científicos relacionados à temática da pesquisa. Os dados foram levantados e analisados conforme as seguintes categorias: educação e vulnerabilidade social; escola, vulnerabilidade e proteção. Os resultados poderão subsidiar ações junto a crianças expostas à situações de risco, visando seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional, com pensamento autônomo para melhor compreensão do mundo e de sua realidade. | - |
Descrição: dc.description | This research is linked to the Graduate Program in Education, in research line 03 - Formative Processes, Childhood, and Youth of the São Paulo State University (UNESP) - Faculty of Science and Technology - Presidente Prudente/SP Campus. It is affiliated with the Research Group on Teacher Training in Early Childhood Education - PROFEI, and its research problem is: How can the school establish itself, from a protective perspective, in relation to children in situations of social vulnerability? The general objective consisted of theoretically analyzing how the school constitutes itself as a protective factor for children in situations of social vulnerability. From this objective, the aim was to understand the concept of social vulnerability and the idea of the school as a protective factor, identifying the possible dimensions that involve this factor in the school context. The methodology used was a bibliographic research, analyzing conceptual and contextual aspects of scientific materials related to the research topic. Data were collected and analyzed according to the following categories: education and social vulnerability; school, vulnerability, and protection. The results may support actions for children exposed to situations of risk, aiming at their cognitive, social, and emotional development, fostering autonomous thinking for a better understanding of the world and their reality. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vulnerabilidade social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Proteção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social vulnerability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children | - |
Palavras-chave: dc.subject | Protection | - |
Título: dc.title | A escola pública como fator protetivo de crianças em situação de vulnerabilidade social | - |
Título: dc.title | The public school as a protective factor for children in social vulnerability situations | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
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